Agrupamento de Escolas De Freixo
Apresentação
O Agrupamento de Escolas de Freixo é uma escola pública situada no concelho de Ponte de Lima. Serve crianças e alunos desde o Pré-Escolar até ao 9.º ano.
A partir do ano letivo 2025/2026, o AEF alargará a sua oferta educativa ao ensino secundário. O AEF tem vindo a percorrer um caminho consolidado de inovação e integração da tecnologia na educação que resultou no reconhecimento pela Microsoft Corporation como Showcase School, distinguindo ainda professores como Microsoft Expert Educator.
No plano dos projetos piloto, destacam-se, entre outros, a participação nos projetos Creative Classroom Lab, Co-Lab, Interactive Working Spaces da European Schoolnet. Em 2021 integrou o projeto MenSi como escola mentora.
A nossa capacidade de criar e implementar projetos resultou em muitos prémios e parcerias que nos permitiram melhorar os recursos e experiências educativas dos alunos.
Os nossos parceiros são fundamentais para a criação de oportunidades únicas de aprendizagem mútua, melhoria e evolução, para uma escola aberta e atenta ao mundo pois, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do serviço educativo que prestamos.
Como gostamos de afirmar, no AEF Antecipamos o Futuro!
Oferta Educativa 2024|2025

EB e Secundária de Freixo
Pré-Escolar
1.º ciclo | 2.º ciclo | 3.º ciclo
Ensino Secundário
Curso Básico de Música
Telefone: +351 258 761 337 (rede fixa nacional)
Telemóvel: +351 934 261 715 (rede fixa nacional)

EB de Paço, Vitorino de Piães
Pré-Escolar
1.º ciclo
Notícias
Telemóvel: +351 934 261 765 (rede fixa nacional).

EB de S. Roque, Poiares
Pré-Escolar
1.º ciclo
Notícias
Telefone: +351 258 768 036 (Rede fixa nacional)

J. Infância de Igreja, Sandiães
Pré-Escolar
1.º ciclo
Notícias
Telefone: +351 258 763 845 (Rede fixa nacional)
Orgãos
O Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Freixo é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade do agrupamento assegurando a participação e representação da comunidade educativa, nos termos e para os efeitos do n.º 4 do artigo 48.º da Lei de Bases do Sistema Educativo (republicação do Decreto-lei n.º 75/2008 de 22 de abril, aprovada pelo Decreto-lei n.º 137/2012 de 2 de julho).
Regimento do Conselho Geral 2021-2025
Diretor/Presidente do Conselho Pedagógico
Jorge Dias
Coordenadora dos Diretores de Turma – 2.º Ciclo
Emília Cruz
Coordenadora dos Diretores de Turma – 3.º Ciclo
Cassiana Brandão
Professora Bibliotecária
Ana Maria Barbosa
Coordenadora dos Projetos
Conceição Gomes
Coordenadora do Departamento da Educação Pré-Escolar
Helena Lima
Coordenadora do Departamento do 1.º Ciclo
Emília Vilas Boas
Coordenador do Departamento de Ciências Sociais e Humanas
Sérgio Bastos
Coordenadora do Departamento de Expressões
Agostinho Fernandes
Coordenadora do Departamento de Línguas
Isabel Fonseca
Coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais
Lídia Mendes
Coordenadora do Departamento da Educação Especial
Cristina Pontes
Coordenadora da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania
Cristina Rodrigues
Coordenadores
Educação Pré-Escolar
Helena Lima
1.º Ciclo
Emília Vilas Boas
Ciências Sociais e Humanas
Sérgio Bastos
Expressões
Agostinho Fernandes
Línguas
Isabel Fonseca
Matemática e Ciências Experimentais
Lídia Mendes
Educação Especial
Cristina Pontes
Diretor
Jorge Dias
Subdiretor
João Cunha
Coordenadora Técnica
Miquelina Vieira
Documentos Orientadores
Projeto Educativo
O Projeto Educativo, define as principais linhas orientadoras, dentro do quadro nacional das políticas educativas e, simultaneamente, mediante o envolvimento de diversos parceiros, em função do contexto que se insere e no âmbito da sua autonomia, redefine a sua missão, visão e valores, organizando as suas atividades, com o objetivo de garantir a qualidade do serviço educativo prestado, mantendo a identidade própria do Agrupamento.
(Atualizado em 28.07.2022)
Projeto Educativo – aprovada pelo Conselho Pedagógico em 28 de julho de 2022
Em resultado de processos de monitorização anuais, procedeu-se à atualização/otimização do Projeto Educativo 2022/2025. O documento, atualizado e aprovado em reunião do Conselho Geral realizada em 19.12.2023, pode ser consultado na ligação que se segue.
Projeto Educativo – aprovada pelo Conselho Pedagógico em 19 de dezembro de 2023
Plano de Inovação
No âmbito da Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, definem-se os termos e as condições em que as escolas, no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, podem implementar uma gestão das matrizes curriculares – base das ofertas educativas e formativas dos ensinos básico e secundário. Compete, assim, a cada escola decidir sobre a adoção de um plano de inovação, definindo a percentagem de carga horária das matrizes curriculares – base que pretende gerir. Esta decisão é fundamentada na necessidade de implementar respostas curriculares e pedagógicas adequadas ao contexto de cada comunidade educativa e visa a promoção da qualidade das aprendizagens e o sucesso pleno de todos os alunos.
Relatório de Monitorização – ano letivo 2023/2024
Plano de Inovação 2022-2026 – Agrupamento de Escolas de Freixo
Plano de Inovação – Agrupamento de Escolas de Freixo
Adenda – Plano de Inovação – Agrupamento de Escolas de Freixo – 2021-2022
Planos de Inovação – Autonomia e Flexibilidade Curricular
O relatório tem como objeto o Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), do Agrupamento de Escolas de Freixo (AEF). É uma escola pública fundada, em 1986, situada no Concelho de Ponte de Lima. Com cerca 650 alunos do pré-escolar até ao 9.º ano, serve uma população de mais de 7 mil habitantes, sendo o maior empregador da área (65 Professores e 35 Assistentes Operacionais e Administrativos). Devido às severas dificuldades económicas da região, mais de 70% dos alunos são subsidiados. Ao longo da sua existência, o AEF tem vindo a construir um percurso de inovação e procura de respostas para os seus problemas. Se, em 1998, aderiu ao Projeto de Gestão Flexível do Currículo, iniciativa do Ministério da Educação, como uma das escolas piloto para o seu desenvolvimento, essa experiência proporcionou uma aprendizagem fundamental para os passos seguintes, que resultaram em muitas outras iniciativas nas mais diversas áreas; em 2016, a convite do Ministério da Educação, iniciou o PIPP, que pretende experimentar uma profunda alteração curricular e pedagógica em seis ou sete escolas portuguesas.
Assim, o AEF assume-se como uma referência no que diz respeito ao seu papel na educação, mas também no desporto, artes e experiências pedagógicas e tecnológicas inovadoras, acreditando-se, profundamente, que a escola tem de se adaptar a um novo modelo de aprendizagem, que é fortemente impulsionado pelo uso das tecnologias. É necessário inovar e alargar as oportunidades, trazendo metodologias mais abertas para a sala de aula e para a escola, desejando-se desenvolver o conhecimento e competências dos alunos, ajudando-os a tornarem-se o mais autónomos possível, cidadãos e profissionais de sucesso, atingindo os seus objetivos de vida a todos os níveis.
Poderá ser consultado, no link que se segue o relatório elaborado pelo Perito Externo,
Doutor José Augusto Pacheco.
Plano 23/24 Escola+
O Agrupamento de Escolas de Freixo definiu, desde cedo, quais as principais áreas de intervenção de forma a minorar possíveis constrangimentos na qualidade do processo de ensino – aprendizagem e foi promovendo a constante potencialização dos recursos humanos e físicos dando resposta às necessidades da comunidade.
Concomitantemente, têm sido adotadas medidas de âmbito pedagógico, técnico e organizacional no sentido de promover a melhoria da qualidade do serviço prestado pelo AEF e, consequentemente, os resultados. A saber: a promoção e valorização do trabalho colaborativo e cooperativo entre docentes; a articulação vertical dos conteúdos programáticos; a reorganização curricular; a participação em projetos regionais, nacionais e internacionais; o acompanhamento e supervisão/observação da prática letiva em sala de aula; o investimento na transição para o digital; a otimização dos canais de comunicação; a criação de novos espaços/cenários de aprendizagem e modernização dos já existentes; a promoção e valorização da inovação pedagógica e o estabelecimento de parcerias institucionais e empresariais.
Plano 23|24 Escola+ do Agrupamento de Escolas de Freixo
Autoavaliação
Relatórios de Avaliação Externa
Relatorio Autoavaliacao 2023/2024
Relatorio Autoavaliacao 2022/2023
Relatorio Autoavaliacao 2021/2022
Relatorio Autoavaliacao 2019/2020
Relatorio Autoavaliacao 2018/2019
Relatorio Autoavaliacao 2020/2021 Lideranca
Relatorio Tecnico Autoavaliacao 2018/2019
Relatórios de Autoavaliação
Referencial de Avaliação
Plano de Prevenção da Corrupção
Como colaborador, ou aluno, pode denunciar situações de forma anónima ou suspeitas das mesmas.
Nesta página, pode submeter informação sobre situações condenáveis ou denunciar ações antiéticas, ilegais ou que violem políticas internas. O canal deverá ser utilizado para revelar situações que, de outra forma, não seriam reveladas.
As denúncias podem ser efetuadas de forma confidencial, indicando o nome e as informações de contacto ou, se quiser, de forma 100% anónima.
Todos os pedidos de consulta são tratados de forma confidencial e segura.
Nesta página, pode efetuar uma nova denúncia em segurança.
Poderá encontrar toda a documentação relativa ao Canal de Denúncias e ao Regime Geral de Prevenção da Corrupção.
Regulamento Interno
O Regulamento Interno estabelece as normas que regem o funcionamento de todos os órgãos de gestão, estruturas e estabelecimentos de educação/ensino integrantes do Agrupamento de Escolas de Freixo, em todos os níveis do processo educativo.
Regulamento Interno (atualizado em 27.07.2023)
Torna-se pública a adenda ao Regulamento Interno, aprovada pelo Conselho Geral, em reunião de 25 de julho de 2024.
Estatuto do Aluno e Ética Escolar
Plano de Atividades
Encontra-se disponível o Plano Plurianual de Atividades- 2022/2025, bem como o Plano Anual de Atividades para o ano letivo 2024/2025.
Os referidos documentos pretendem constituir-se como uma das vertentes de operacionalização dos instrumentos de Autonomia consignados no Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, prevendo as alterações previstas no Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho.
Educação para a Cidadania
A educação e a formação são fatores reconhecidos de desenvolvimento económico, tecnológico e de coesão social, bem como de desenvolvimento pessoal e o exercício pleno da cidadania. A escola permanece o ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde alunos e alunas adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar, a fim de responder às exigências da atualidade. As questões relacionadas com a sustentabilidade, a interculturalidade, a igualdade, a identidade, a participação na vida democrática, a inovação e a criatividade estão mais do que nunca no foco do debate atual e colocam desafios e exigências à educação.
Neste sentido, na componente do currículo de Cidadania e Desenvolvimento (CD), os alunos preparam-se para a vida, tornando-se cidadãos democráticos, participativos e humanistas, com competências e valores não só para conhecer e compreender o mundo, mas para encontrar soluções, em comunidade, que contribuam para um desenvolvimento sustentável e inclusivo.
A Estratégia de Educação para a Cidadania no Agrupamento de Escolas de Freixo é transversal a todo o Projeto Educativo, tendo como propósito, tornar possível a construção de uma sociedade mais justa, socialmente responsável, democrática e feliz. Esse contributo, que visa a qualificação individual e a cidadania democrática, traduz-se na apropriação efetiva de conhecimentos, capacidades e atitudes, desenvolvendo as competências que permitam aos alunos deste agrupamento de escolas prosseguir, com sucesso a sua formação académica, inserir-se no mercado de trabalho e contribuir para a construção de uma sociedade progressivamente melhor.
PADDE
O Programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas.
O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital (PADDE) é um documento estruturante que tem por base os referenciais desenvolvidos pela Comissão Europeia para as competências digitais dos educadores e organizações, designadamente DigCompEdu e DigCompOrg, respetivamente.Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidem nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.
Serviços
Horário de Funcionamento:
09:00h – 17:00h
Horário de Funcionamento:
10:00h – 11:30h
15:00h – 16:30h
Horário de Funcionamento:
12:00h – 14:00h
“A criação de escolas inclusivas implica considerar as três dimensões que a mesma incorpora: a dimensão ética, referente aos princípios e valores que se encontram na sua génese; a dimensão relativa à implementação de medidas de política educativa que promovam e
enquadrem a ação das escolas e das suas comunidades educativas e a dimensão respeitante às práticas educativas, não podendo nenhuma delas ser negligenciada.”
Inspirados no Future Classroom Lab da European Schoolnet e nos Ambientes Educativos Inovadores queremos criar um espaço para desenvolver cenários de aprendizagem do Séc. XXI:
Espaço de Aprendizagem Personalizada
Uma Experiência de Aprendizagem do Séc. XXI! onde o centro de toda a atividade é o aluno em interação com outros alunos e professores.
Espaço aberto e flexível para a formação de docentes, aulas, atividades de enriquecimento do currículo, pesquisa e desenvolvimento de atividades educativas inovadoras.
O Espaço de Aprendizagem Personalizada será a base a partir da qual os alunos podem Investigar, Interagir, Criar, Desenvolver, Partilhar e Apresentar, potenciando as aprendizagens com outros recursos como a Biblioteca Escolar, a Sala de Ciência Divertida e o FabLab Freixo.