O Maker Faire Rome, selecionou o Agrupamento de Escolas de Freixo com o projeto “Dance Robot art, build your STEM dreams” a participar, de 14 a 15 de outubro de 2016, num dos maiores eventos tecnológicos em território europeu.
O Maker Faire Rome é organizado pela Innova Camera, Special Agency of the Rome’s Chamber of Commerce, cuja missão é colocar a cidade de Roma no centro do debate sobre a inovação, a difusão da cultura digital e desenvolver o empreendedorismo individual e coletivo. Será um evento onde pessoas de todas as idades e origens se reúnem para mostrar o que estão a desenvolver e compartilhar as suas ideias e projetos com todo o mundo.
O Make Faire Roma combina ciência, ficção científica, tecnologia, entretenimento e negócios para criar algo totalmente novo. No Maker Faire encontraremos invenções no campo da ciência e tecnologia (de impressoras 3D, wearables, drones, robôs e desenvolvimento digital), mas também novas formas de arte, entretenimento, artesanato, experiências gastronómicas e atrações nunca antes vistas.
O número de projetos selecionados foi limitado a apenas 15 escolas Europeias. O projeto do Agrupamento de Escolas de Freixo faz parte deste grupo restrito de 15 escolas.
Com este projeto pretendemos mostrar o que de melhor se faz no Agrupamento de Escolas de Freixo, nomeadamente no Clube de Robótica e no FabLab Freixo. Desde impressões em 3D a sistemas inovadores de locomoção robótica aliados à arte. O Agrupamento de Escolas de Freixo tem vindo, nos últimos anos, a trabalhar na construção de robôs autónomos, quer no Clube de Robótica (desde 2006) quer, mais recentemente, no FabLab Freixo (2014) com o apoio da Weproductise.
A construção de robôs é uma atividade com um forte caráter multidisciplinar. Esta atividade requer conceitos aplicados de diversas áreas. Isso faz com que a construção de pequenos robôs seja uma atividade de valor educativo considerável contribuindo para sedimentar os conhecimentos adquiridos pelos alunos.
Para além disso, inclui um conjunto de medidas destinadas a estimular o gosto pela ciência, da importância e aplicações da ciência no dia-a-dia e despertar o interesse em áreas científicas ainda inexploradas. Este ano, o robô idealizado pelos alunos teve por base o popular jogo Minecraft Education”. O jogo e personagem virtuais, “ganharam vida”: https://www.youtube.com/watch?v=Q01DVLNTq0c
A organização do Maker Faire convidou 2 alunos e 1 professor a viajar para Roma, onde terão como missão partilhar as suas ideias e criar uma rede “Maker” europeia! No entanto, muitos mais alunos e professores fazem parte deste grande grupo de “Makers Freixo”.
Assim, acreditamos que a participação no Maker Faire Rome será um passo importante na partilha de conhecimentos com os participantes!