APRESENTAÇÃO da BIBLIOTECA ESCOLAR de FREIXO
A Rede de Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Freixo é composta por três bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares.
A sua ação estabelece-se enquanto polo de dinamização informacional da comunidade educativa através da seleção, organização e disponibilização de recursos documentais para apoio a atividades curriculares, não curriculares e de lazer.
É constituída por um conjunto de recursos adequados ao tratamento, disponibilização, utilização dos documentos e materiais necessários à realização dos seus objetivos. Apresenta-se como um centro de recursos educativos, funcionando em livre acesso a toda a comunidade educativa e meio envolvente, destinado à utilização, consulta e produção de documentos em diferentes suportes.
A biblioteca escolar, enquanto parte integrante do processo educativo, é um serviço de natureza documental que se destina à promoção da leitura e também ao apoio às atividades curriculares e extracurriculares, desenvolvidas no agrupamento. É um instrumento essencial no desenvolvimento do projeto educativo e deve constituir-se como núcleo dinâmico da organização pedagógica do agrupamento, vocacionado para as atividades culturais, recreativas e de informação.






1. Desenvolver e aprofundar, nos membros da comunidade educativa, uma cultura cívica, científica, tecnológica e artística, enquanto formas de estar e ser consciente e livre no mundo;
2. Proporcionar oportunidades de contacto com informações, conhecimentos e confronto de ideias, experiências e opiniões diversificadas;
3. Criar e desenvolver hábitos e gosto pela leitura, bem como pela utilização das bibliotecas;
4. Impulsionar a formação integral do indivíduo, numa perspetiva interdisciplinar de acordo com os objetivos e currículo do agrupamento;
5. Apoiar a comunidade educativa na aprendizagem e na prática de competências das literacias;
6. Disponibilizar espaços e condições adequados à realização de atividades de estudo e de lazer;
7. Dotar o agrupamento de um fundo documental diversificado, atualizado, adequado às necessidades da comunidade educativa e organizado segundo normas técnicas normalizadas;
8. Apoiar estratégias de ligação do agrupamento com a comunidade, estabelecendo parcerias com outras instituições.