A biblioteca escolar, em resposta às dificuldades diagnosticadas no âmbito do processo de leitura e escrita, e motivações subjacentes, apoia a comunidade educativa na adoção e implementação de estratégias para apoiar e orientar os alunos conforme as suas necessidades e potencialidades, tendo em consideração as perturbações ao nível dos processos de leitura e escrita, facilitando assim o acesso à leitura para todos com a disponibilização de espaços e materiais que envolvam as crianças mais novas através dos “Book-Talk” e “Book Bits”.

Com os pais e os professores objetiva-se a sua colaboração no desenvolvimento de estratégias motivacionais e emocionais associadas aos processos de leitura, bem como na diversificação das abordagens pedagógicas que respondam às suas necessidades particulares, reforçando os diferentes domínios, conforme as competências consignadas no Perfil do aluno à saída escolaridade obrigatória, o ritmo e o estilo de aprendizagem de cada discente, enquanto individualidade, no sentido de desenvolver as áreas percetivas e comunicativas.

Além destas variáveis, impera ainda desenvolver a sua autoestima enquanto individualidade e responsável pela descoberta e aprendizagem.

 
 

Eis o testemunho de duas alunas do 1.º Ciclo, turma  FR7, sobre as Canetas Mágicas.

“Nem sempre é fácil aprender a ler e a escrever, mas a cada dia melhoramos e “ficamos um pouquinho melhores”.

Se tiveres dificuldades, não fiques chateado ou triste e pede ajuda aos teus professores, aos teus pais, aos teus irmãos, aos primos, aos teus amigos e à psicóloga. Todos ajudaram-nos a nunca desistir.

Antes não queríamos ler e adorávamos quando liam para nós. Agora com a caneta mágica, podemos ler sozinhas. É incrivelmente fantástico!”

R., M. e M. da Turma FR7

 

No passado dia 20 de maio, realizou-se a primeira reunião de Monitorização  do projeto TJPL com a presença dos Coordenadores do Projeto RBE, o Dr. António Nogueira e a Dra. Lucília Santos, a Coordenadora Interconcelhia, a Dra. Carla Gandra (CIBE) e a equipa responsável pelo Projeto no Agrupamento de Escolas de Freixo, a Prof.ª Ana Barbosa, professora bibliotecária, a Prof.ª Cristina Pontes (EMAIE) e a Dra. Sandrina Tinoco (Psicóloga do AEFREIXO). 

Foram analisadas todas as ações desenvolvidas durante a execução/ dinamização do Projeto, bem como, o impacto das mesmas na vida dos alunos envolvidos. Salientou-se, ainda, a importância deste material neste tipo de problemática. Assim, concluiu-se que este Projeto será uma mais-valia para a Escola. 

Reunião muito profícua!