Avós e netos – um amor que resiste à distância

4.5
(8)

A relação entre avós e netos é caraterizada por uma mistura de juventude e experiência, temporalidade e intemporalidade, realidade e fantasia, presente e passado. É uma relação que permite um porto de abrigo afetuoso para os netos e um reviver despreocupado de uma parentalidade inicial, já longínqua, para os avós.

Os papéis desempenhados pelos avós podem ser representados num continuum. Os avós assumem-se como os historiadores da família, transmitindo as tradições e rituais característicos das várias gerações familiares. Podem também envolver-se ativamente no desenvolvimento dos netos, transmitindo ensinamentos, ambições, valores e princípios familiares, educativos, culturais e religiosos. Mantêm também uma relação afetiva, onde se inclui o papel de parceiro de brincadeira e concretização dos desejos e vontades dos netos.

A relação entre avós e netos é um espaço de convivência intergeracional que proporciona satisfação mútua. Para os netos, os avós unem o passado, o presente e o futuro, transmitem segurança, auxiliam no desenvolvimento pessoal e oferecem uma visão de futuro.

Aos olhos dos netos, a relação com os avós é envolta num amor incondicional, respeito, amizade, sabedoria e experiência de vida. Para os avós, esta relação permite-lhes o aumento do seu bem-estar emocional.

O contato frequente entre avós e netos e o envolvimento no apoio e em atividades, associa-se a uma melhor perceção da satisfação e qualidade de vida.

E o que podem os avós e netos fazer em conjunto? Partilho algumas ideias de atividades para se desafiarem mutuamente. Os jogos de tabuleiro permitem desenvolver a tolerância à frustração quando se perde, a capacidade de persistência, a estratégia e o jogo em equipa. A música promove o desenvolvimento da criatividade. As músicas mais antigas permitem aos netos conhecer o seu passado e os netos podem apresentar aos avós as músicas do momento. As histórias contadas pelos avós, com transmissão de tradições, cultura e da própria história de vida e em contrapartida, os netos podem contar histórias aos avós, de filmes ou livros favoritos, episódios da escola ou aventuras nas férias. A cozinha, o cheiro e o sabor da comida dos avós nunca saem da mente dos netos. Aprender uma receita com os avós, fazer um bolo ou preparar um almoço para desfrutarem em conjunto. Basta dar asas à imaginação….

Cláudia Soares Faria, Psicóloga no âmbito do PDPSC, Agrupamento de Escolas de Freixo.

Fotografia da Inês Batista com o seu bisavô de 102 anos

 

Cuidar dos avós: a universidade explica…

5 (11) Hoje, na aula de Educação Moral, tivemos a presença de uma pessoa especial que a professora Cristina convidou. O tema que estamos a [...]

Gostaste desta publicação?

Deixa a tua votação! Ou se quiseres, comenta abaixo.

Média das votações 4.5 / 5. Vote count: 8

Ainda sem votos. Queres ser o primeiro?

Ai é?

Segue-nos nas Redes Sociais