A atividade física é boa para o coração, o corpo e a mente. Qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma, e quanto mais melhor.
Seres demasiado sedentário (ver televisão, videojogos, redes sociais) pode ser prejudicial à saúde. Limitar o sedentarismo e ser fisicamente ativo é bom. Toda a atividade física conta: trabalho, lazer, transporte (caminhar, pedalar), tarefas domésticas, ..
A atividade física regular é um fator chave de prevenção e controlo de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e alguns tipos de cancro, que causam quase três quartos das mortes em todo o mundo. A atividade física também beneficia a saúde mental, incluindo a prevenção da falta de memória, sintomas de depressão e ansiedade; e pode contribuir para a manutenção do peso saudável e do bem-estar geral.
Em crianças e adolescentes, a atividade física melhora a capacidade física (aptidão cardiorrespiratória e muscular), a saúde cardiometabólica (pressão arterial, níveis de colesterol, glicémia (açúcar no sangue)), a saúde óssea, a cognição (desempenho escolar e raciocínio), a saúde mental (redução dos sintomas de depressão), e reduz a gordura corporal.
As crianças e adolescentes devem realizar pelo menos uma média de 60 minutos por dia de atividade física de intensidade moderada a vigorosa, maioritariamente aeróbia. Os exercícios aeróbicos são aqueles em que é necessário o oxigénio para produzir energia, como corridas, caminhadas, natação, andar de bicicleta, saltar à corda e dança. Atividades de intensidade moderada aumentam a frequência cardíaca (número de vezes que o coração bate por mínuto) e respiratória. Atividades de intensidade vigorosa aumentam ainda mais a força e a velocidade da respiração. Estas, bem como as atividades de fortalecimento muscular e ósseo devem ser realizadas pelo menos 3 dias por semana.
Existem muitas formas de fortalecer os músculos, seja em casa, num ginásio, ou ao ar livre! O ideal é começar com pequenas séries de exercícios e ir aumentando gradualmente a frequência, intensidade e duração. Há muita oferta no mercado de bandas elásticas e pequenos pesos que podem ajudar!
Muitos dos benefícios da atividade física para a saúde de crianças e adolescentes também se aplicam a jovens com deficiência. Beneficiam ainda da melhoria da função psicológica/ cognitiva, inclusive ao nível do transtorno de défice de atenção/hiperatividade. Não há riscos elevados para as crianças e adolescentes com deficiência que praticam atividade física, quando esta é apropriada ao seu nível atual de atividade, estado de saúde e função física; os benefícios são sempre superiores aos riscos!
Farmácia Moderna