Uma operação militar de proporções épicas foi desencadeada pelas forças Aliadas contra a ofensiva nazi na costa da Normandia, no dia de hoje!
A Operação Neptuno, ou Dia D, como já é chamada, está a ser marcada pelo desembarque de forças aliadas nas praias do norte da França e contou com mais de 156.000 soldados dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e outras nações aliadas. Este evento marca o início de uma campanha decisiva para libertar a Europa Ocidental da ocupação alemã.
Desde as primeiras horas da madrugada, milhares de paraquedistas lançam-se atrás das linhas inimigas enquanto são auxiliados por uma poderosa força naval que bombardeia as oposições defensivas alemãs ao longo de cinco setores das praias da Normandia. A operação, minuciosamente planejada, procura conquistar a frente marítima do norte da França, de forma a permitir a entrada de mais tropas e suprimentos.
Ao que pudemos apurar, os desembarques iniciais enfrentaram feroz resistência, especialmente na Praia de Omaha, onde as perdas foram significativas. No entanto, a determinação e a superioridade numérica dos Aliados prevaleceram, permitindo que as forças estabelecessem posições firmes ao longo de toda a costa.
A operação já é cogitada como uma das maiores e mais complexas da História e está a ser encarada como um ponto de virada crucial na Segunda Guerra Mundial. Numa entrevista exclusiva, um General americano afirmou que esta operação procura, acima de tudo, abrir uma nova frente ocidental que permita aos Aliados aliviar a pressão sobre a União Soviética e acelerar a queda do regime nazi. A libertação de Paris é, agora, uma possibilidade realista, com expectativas de que a vitória na Europa possa ser alcançada nos próximos meses.
Professor Diogo de Sousa