O “Dia Mundial da Criança” comemora-se desde 1950 por iniciativa das Nações Unidas com o intuito de chamar a atenção para os problemas que existiam, então, com as crianças.
Desde aí os Estados membros reconheceram que todas as crianças independentemente da sua cor, raça, religião, origem social e país, têm direito a viver com afeto, amor, compreensão, a ter casa, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra a exploração infantil etc.
Porque esta efeméride é demasiado importante, as crianças do JI trabalharam esta problemática de uma forma transversal às diferentes áreas de conteúdo através de histórias, canções, conversas em grupo e ainda com a realização de trabalhos nas artes visuais.
Perceberam que a negligência, os maus-tratos, o abandono escolar, as dificuldades de acesso a cuidados de saúde, a deficiência são situações que devemos combater para dar a proteção devida a todas as crianças que de alguma forma se encontram em perigosidade e que dela necessitam. Aprenderam ainda a importância de crescer no seio de uma família, para um crescimento feliz e saudável.
Este dia vivenciou-se de forma divertida com a dinamização de diversas atividades lúdicas em articulação com o 1ºciclo e a Associação de pais.
Educadoras do JI de Freixo, Vera Cerqueira, Paula Maia e Ricardina Carvalho
Que lindo