9.º Ano e agora? Qual o curso que vou escolher para o secundário?

4
(4)

O Agrupamento de Escolas de Freixo é, desde novembro 2019, escola parceira no Projeto G-Guidance, financiado pelo ERASMUS+ e coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Machado do ISMAI (Instituto Superior da Maia).

É frequente os alunos chegarem ao 9ºano muito indecisos relativamente à escolha e tomada de decisão que terão de realizar no final do ano: “Qual o curso que vou escolher para o secundário?; “Como saber qual o melhor curso para mim?”; “E se tomar a decisão errada?”; “Mas eu não sei quais as minhas áreas de interesse?; “E se os meus pais não concordarem com a minha escolha?”.

Os “mas” e os “ses” aparecem frequentemente ao longo do processo de orientação vocacional.

Estas dúvidas e indecisões acontecem naturalmente até os alunos tomarem a decisão que consideram mais ajustada nesta fase. Um projeto de Orientação vocacional é algo em constante (re)construção e (re)ajustamento ao longo da vida.

Desde o ano passado, os alunos do 9ºano foram desafiados a explorar os seus interesses, expetativas e projetos vocacionais, à distância, com o apoio da Psicóloga do Agrupamento. Teria sido extraordinário se já existisse a plataforma digital gamificada “G-Guidance”!

Para já, os alunos, professores e a psicóloga do Agrupamento têm colaborado com Universidades e Escolas da Bulgária, Espanha, Grécia e Itália, na construção de um guia de profissões, instrumentos de avaliação e metodologias, para posteriormente criar e testar esta plataforma. Será, sem dúvida, uma ferramenta muito útil para os alunos, mas igualmente, para os pais, professores e psicólogos que, deste modo, poderão contribuir na construção de projetos de vida dos seus alunos.

Para mais informações: https://g-guidance.eu/


Prof.ª Lídia Mendes (Diretora de Turma do 9ºC) | Dra. Sandrina Machado (Psicóloga do AE Freixo)

Gostaste desta publicação?

Deixa a tua votação! Ou se quiseres, comenta abaixo.

Média das votações 4 / 5. Vote count: 4

Ainda sem votos. Queres ser o primeiro?

Ai é?

Segue-nos nas Redes Sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.