A turma FR2 da EB Freixo, 2º ano, desenvolveu a temática dos afetos em volta da narrativa do livro “ O Pássaro da Alma” de Michal Snunit – obra destinada a crianças e que cativa adultos, tal como cativou as nossas professoras: Isabel Santos e Jéssica Matos.
Foi nas aulas integradoras, com a professora Jéssica Marcos, que construímos o Pássaro da Alma. Também desenhamos o nosso Pássaro da Alma, inspirados pelas ilustrações do livro. Pintamos de branco, dissemos a nossa palavra, ou seja, a gaveta que queríamos abrir e a professora colocou a cola. Posteriormente, colocamos sal e depois de seco pintamos a palavra da nossa gaveta da Alma, por cima do sal.
Escrevemos este texto, porque celebramos o “Dia dos Afetos” , 14 de fevereiro, com o livro que fala sobre várias atitudes e emoções: alegria, mágoa, amor, tristeza, silêncio, inveja, esperança, desilusão, desespero, paciência, desassossego, ódio, cólera, mimo, preguiça, vazio, palrar sem parar, ciúme, felicidade…
Todos estes e outros sentimentos moram dentro de nós, em cada gaveta, e somos nós que podemos escolher a gaveta que queremos abrir.
Com a Professora Isabel lemos o livro, gravamos a leitura, registamos no caderno a gaveta que queríamos abrir e partilhamos com os colegas a razão da nossa escolha. No quadro fizemos o registo das preferências e o respetivo tratamento dos dados. Construímos um gráfico de pontos e a gaveta da palavra mais votada foi a do “SILÊNCIO”. A “ALEGRIA” ficou em segundo e, em terceiro, empatadas, as gavetas da: “AJUDA”, “FELICIDADE”, “PAZ” e “AMIZADE”.
E, tu, já sabes qual é a gaveta da Alma que queres abrir?
Alunos da turma FR2 – 2ºANO