A história das redes sociais. Sabes como surgiram?

4.1
(32)

Tudo começou em 1994 com o lançamento de uma rede social chamada Geocities. O conceito desta plataforma era cada pessoa ter a possibilidade de criar o seu próprio site. A aplicação foi comprada pela Yahoo e chegou a ter trinta e oito milhões de usuários, porém em 2009 foi fechada.  

Em 1995 foram lançadas mais plataformas, entre elas The Globe. Esta rede social permitia às pessoas conectarem-se através de interesses em comum. Nesse mesmo ano foi criado a aplicação Classemates, que permitia antigos colegas de escola/universidade voltarem a ligarem-se entre si. Esta rede chegou a ter cerca de cinquenta milhões de usuários e até aos dias de hoje pode ser usada, porém já não tem um grande número de pessoas ativas. 

Durante estes anos mencionados, as redes sociais e outras plataformas relacionadas não tiveram grande importância e muita gente hoje em dia nem conhece, mas a partir de 2000 as coisas mudaram.

O uso da internet aumentou significativamente, logo houve também a criação de novas plataformas, algumas que já foram esquecidas, porém outras ainda são utilizadas até aos dias de hoje. 

Em 2002 surgiu o Fotolog e Friendster, o Fotolog tem muitas funcionalidades que estamos habituados a ver nas redes socias atuais, entre elas publicar fotografias acompanhada de ideias ou qualquer frase e era possível comentar as publicações de alguém. O Fotolog ainda existe, tem cerca de trinta e dois milhões de utilizadores e está presente em mais de duzentos países. O Friendster foi a primeira rede social a receber o título de rede social e a partir desta plataforma podia-se fazer amizades através de um clique. Em menos de três meses a rede tinha cerca de três milhões de usuários.  

No ano a seguir, surgiu o My Space e o Linkedlnsendo que o My Space era bastante parecido com o Friendster o Linkedln é mais para contactos profissionais. Em 2004 apareceu o Flickr, o Orkut e o memorável Facebook, que apenas ganhou mais popularidade em 2006. O Facebook tem mais de 2,7 mil milhões de utilizadores ativos todos os meses, tornando-se assim a rede social com mais utilizadores do mundo. 

Durante os anos seguintes foram criadas outras redes socias como o Instagram e o WhatsApp que mais tarde foram compradas pelo criador e dono do Facebook, Mark Zuckerberg, no entanto existem mais que também ganharam popularidade como Tik Tok, Snapchat e o Twitter. 


Angélica Pereira Duarte 

9ºD nº4 

Gostaste desta publicação?

Deixa a tua votação! Ou se quiseres, comenta abaixo.

Média das votações 4.1 / 5. Vote count: 32

Ainda sem votos. Queres ser o primeiro?

Ai é?

Segue-nos nas Redes Sociais

Comments are closed.