A infecção por VIH não tem cura, mas pode ser controlada com tratamentos eficazes!

5
(4)

A farmácia tem contribuído na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da infeção. Atualmente, também é possível aviar a receita médica dos medicamentos para profilaxia ao vírus, em casos de contacto de risco.

O Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) é um vírus que ataca o nosso sistema imunitário, destruindo, aos poucos, a capacidade de nos defender de outras doenças, ou seja, adquirimos imunodeficiência. Existem 2 tipos de VIH: o VIH-1 e o VIH-2, sendo este último menos comum.

Numa fase inicial, mesmo estando infetado com o vírus, é possível viver sem sintomas e ter qualidade de vida – diz-se que a pessoa é seropositiva. Mais tarde, numa fase mais avançada, pode-se desenvolver SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), quando o sistema imunitário tem poucas defesas e permite o aparecimento de outras doenças oportunistas (como linfomas ou cancro).

A sua transmissão é através de fluídos corporais de pessoas seropositivas (sangue, esperma, líquido pré-ejaculatório, fluídos vaginais e retais, e leite materno). As principais formas de contágio são as relações sexuais desprotegidas; contacto com sangue de pessoa seropositiva (pela partilha de seringas para o consumo de drogas, de objetos pessoais que possam contactar com sangue (ex.: escovas de dentes) ou picadas acidentais (ex.: ao dar uma injeção)); e na gravidez, parto ou aleitamento, da mãe infetada para o filho.

O único contracetivo que protege desta e de outras infeções sexualmente transmissíveis é o preservativo, masculino ou feminino! Não se transmite através de beijos, saliva, suor, tosse, abraços, apertos de mão, partilha de copos, talheres, comida ou casas de banho.
Se tens ou tiveste comportamentos de risco, só é possível saber se estás infetado fazendo o teste VIH! Existem autotestes que detetam rapidamente a presença de anticorpos no sangue (substâncias produzidas pelo organismo para o proteger da infeção). São realizados pela própria pessoa, mas em caso positivo, deve ser confirmado em laboratório por um profissional de saúde.

Apesar dos avanços na saúde, o VIH não deixa de ser uma preocupação. Por isso, protege-te!

Farmácia Moderna

http://Isaúde:%20Infeção%20VIH/SIDA

http://Isaúde:%20Autotestes%20VIH

Gostaste desta publicação?

Deixa a tua votação! Ou se quiseres, comenta abaixo.

Média das votações 5 / 5. Vote count: 4

Ainda sem votos. Queres ser o primeiro?

Ai é?

Segue-nos nas Redes Sociais