Numa iniciativa articulada entre a Direção da Escola e o clube MeteoFreixo foi executado o simulacro de sismo, no âmbito da “Terra Treme”, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e integrado no Dia Internacional para a Redução de Catástrofes.
No início da semana uma equipa de alunos do MeteoFreixo fez uma ação de sensibilização em todas as salas de aula e serviços sobre a importância destas iniciativas e quais os procedimentos a adotar.
O exercício público de simulacro de sismo com a duração de 1 minuto aconteceu no dia 9 de novembro, pelas 9h15minutos e foi executado em todos espaços escolares e serviços de apoio. Nas salas de aula foram aplicadas as normas de segurança, cumprindo os gestos de proteção:
1 – BAIXAR-SE sobre os joelhos.
2 – Depois PROTEGER a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente.
Esta atividade de Educação para a Cidadania pretende desenvolver uma cultura de segurança e decorreu com sucesso.
Os organizadores destacam a atuação responsável dos alunos neste simulacro, lembrando que estas rotinas poderá salvar a vida humana em possível situação real.