A toca do lobo foi o bunker pessoal de Hitler e hoje eu vou explicar por que motivo foi construído, as dimensões, o local e acontecimentos marcantes do local. Espero que gostem.
O bunker foi construído na Polónia, perto de uma aldeia e de uma ferrovia, o que permitia que generais e novas tecnologias chegassem mais perto ao local. Era totalmente camuflado, até na sua parte superior, o que fez crescerem árvores por cima do telhado. Situava-se dentro de uma floresta e passou impercetível durante toda a guerra, tendo sido descoberto apenas após a guerra. Soldados alemães plantavam árvores falsas e colocavam redes nas ruas com folhas para que quem passasse de avião não visse as ruas.
O Wolfsschanze tinha duas camadas de 7 a 9 metros de largura e mais ou menos 13 metros de altura – o bunker nem era para ser tão grande só que Hitler olhou para o primeiro plano disse que era insuficiente e mandou fazer maior. Dentro do Bunker havia cozinha, escritório, quartos. Acredita-se que Hitler passou 830 dias no bunker, de manhã comia e tratava de reuniões. Mais tarde, os alemães vendo que os aliados estavam a aproximar-se, explodiram o bunker por dentro pois por fora seria impossível, já que as paredes eram feitas de cimento e várias placas de aço.
Foi aqui que Hitler planeou a operação barbarossa (invasão da URSS) e foi aqui que ele começou a planear os horrores que seriam o holocausto.
A tentativa de assassinato de Hitler
Em 20 de julho de 1944, Claus Schenk Graf von Stauffenberg, um oficial alemão trouxe duas malas, cada uma equipada com uma bomba, a primeira atirou-a para fora do bunquer por alguma razão, mas ele posicionou a segunda mala na mesa de reunião de Hitler.
Quando avisaram Stauffenberg para evacuar a sala, alguém mexeu na posição da mala o que fez com que ela explodisse e não matasse Hitler. Após isto Hitler ficou louco por ter sobrevivido à explosão e até chamou Mussolini para vir ver os estragos.
Pedro Machado, 8.ºA