O confinamento decretado às escolas impede os alunos fazerem o normal serviço de previsão meteorológica. Ainda assim não estamos parados e os “meteorologistas” Rui Gomes e Ana Rita Costa analisaram os dados de temperatura e precipitação de 2020, concluindo ter sido um ano normal em precipitação e quente com 1,3ºC acima do valor médio.
Análise do gráfico termopluviométrico:
Ano climático 2020 com valores normais de precipitação (1.477 mm; + 1% que a normal de 1.666 mm). Por outro lado, voltamos a ter um ano mais quente 1,3ºC (15,8ºC) que a normal (14,5ºC).
O mês mais chuvoso que registamos em 2020 foi dezembro (350 mm) e o mês mais seco foi julho, sem qualquer precipitação (0 mm).
O mês mais quente foi julho com 25ºC e o mês mais frio foi dezembro com apenas 9,6ºC.
Análise do gráfico de dispersão de anomalia temperatura e precipitação:
Neste gráfico podemos verificar que na maior parte do ano (9 meses) tivemos temperaturas acima da normal com destaque para fevereiro, maio e julho, meses muito quentes e secos. Também tivemos os meses de março, abril e agosto mais quentes e húmidos que a normal.
Houve apenas três meses frescos, junho, outubro e dezembro com destaque para o último que também foi bastante chuvoso.
Ainda neste gráfico podemos ver que os meses mais atípicos foram julho e maio, extremamente quentes e secos. Ao invés, também agosto se destacou por ter sido muito chuvoso.
Quanto à meteorologia nos próximos dias, continuamos com tempo húmido, neblinas/nevoeiros persistentes, temperaturas amenas e chuviscos. A exceção será na madrugada de 6.ªfeira para sábado com muito vento e chuva forte devido à passagem de uma superfície frontal.
https://www.youtube.com/watch?v=XaPSXe5ORnw
Fiquem bem!
MeteoFreixo