Atlântida: quatro teorias

4.6
(26)

No século V a.C., Platão, um filósofo grego, escreveu um livro intitulado “Os diálogos de Timeu e Críticas” e foi aí que se originou a lenda desta ilha, cuja localização era no Estreito de Gibraltar. Ao passar das gerações, esta lenda ganhou grande repercussão, originando várias teorias.

Há várias teorias, mas vamos apresentar as que se destacam mais.

1.Açores

Devido ao facto dos humanos se terem tornado gananciosos, Poseidon, deus dos terramotos, organizou um concílio dos deuses (quando os deuses se reúnem todos para debater um assunto que está a afetar o mundo deles e isto estava a afetá-los, pois os Atlantes começaram a conquistar tudo, à exceção de Atenas que sempre se defendeu). Poseídon considerava que eles tinham de sofrer um castigo, que era destruir a Atlântida e é por isso que existem os Açores. Inicialmente houve terramotos que provocaram incêndios, dando origem a um tsunami que inundou a ilha. Como as montanhas da Atlântida eram grandes, os cumes ficaram à superfície, originando as nove ilhas dos Açores.

2.Triângulo das Bermudas

Muitas pessoas acreditam que Atlântida foi engolida pelo Triângulo das Bermudas. O Triângulo das Bermudas é uma zona no oceano Atlântico que é conhecida pelo desaparecimento de barcos e aviões e palco de outros fenómenos de difícil explicação.

3.Antártida

Charles Hapgood escreveu um livro em 1858 que falava sobre a crosta movediça da Terra. Ele falava sobre o facto de a Terra se mover e no seu livro o autor explicava que a Antártida não estava no mesmo sítio que está atualmente. Era um sítio mais temperado, próspero e tinha habitantes. Ele achava que a Atlântida foi coberta por camadas de gelo até se formar a Antártida atual. No entanto, ele escreveu o livro antes de se saber ao certo como as placas tectónicas se moviam.

4.Mundo inventado por Platão

Esta teoria diz que Atlântida nunca existiu, mas que foi Platão que a inventou.

Porquê? Tal como J.K. Rowling inventou todo o mundo de Harry Potter, Platão pode ter inventado a Atlântida, pois era como ele queria que o mundo fosse (a sua utopia), um mundo perfeito. Platão apenas escreveu um livro a falar sobre isso, mas ele podia estar apenas a escrever ficção.

E tu, acreditas na Atlântida?


Luna, Maria e Rafaela – 8.ºA

Gostaste desta publicação?

Deixa a tua votação! Ou se quiseres, comenta abaixo.

Média das votações 4.6 / 5. Vote count: 26

Ainda sem votos. Queres ser o primeiro?

Ai é?

Segue-nos nas Redes Sociais