Baloiçar na Serra do Oural – a proposta do Comunica

5
(3)

Nestas férias, propomos-te a sair de casa, pela manhã e subir à Serra de Oural.

No alto da serra, há um baloiço gigante que permite divertires-te enquanto aprecias uma vista a 722 metros de altitude, sobre o nosso concelho, Ponte de Lima, Vila Verde e Ponte da Barca.

O local onde atinge maior elevação encontra-se no concelho de Vila Verde, entre a freguesia de Godinhaços e a freguesia de Codeceda.

Nas encostas desta serra podemos encontrar várias aldeias, como a aldeia do Porrinhoso, no concelho de Vila Verde, a aldeia da Boalhosa, no concelho de Ponte de Lima, e a aldeia de Porto Bom, no concelho de Ponte da Barca.

Próximo do topo da serra, junto ao Marco Geodésico do Oural, existe uma mamoa, um monumento megalítico e um menir.

A mamoa ou anta do Oural, encontra-se num processo de escavação, pelos alunos de licenciatura e mestrado do curso de Arqueologia da Universidade do Minho.

Segundo o arqueólogo responsável, Luciano Vilas Boas, este monumento megalítico foi construído durante o período Neolítico, há cerca de 4.000 a 3.000 anos antes de Cristo pelas primeiras comunidades de pastores e agricultores e destinavam-se a albergar os mortos,

As escavações na mamoa do Oural têm como objetivo assegurar a preservação deste valioso achado arqueológico. Além da mamoa, foram identificados mais três monumentos megalíticos funerário e um conjunto de arte rupestre na zona.

Juliana

Gostaste desta publicação?

Deixa a tua votação! Ou se quiseres, comenta abaixo.

Média das votações 5 / 5. Vote count: 3

Ainda sem votos. Queres ser o primeiro?

Ai é?

Segue-nos nas Redes Sociais