No dia 15 de novembro decorreu um simulacro de sismo na nossa escola, promovido pela Autoridade Nacional da Proteção Civil, e integrado no Dia Internacional para a Redução de Catástrofe.
Realizamos um exercício de simulacro de sismo para toda a comunidade escolar, sensibilizando para o cumprimento de um conjunto de procedimentos de segurança, durante 1 minuto.
Após o evento, procedeu-se a um inquérito online para avaliar a pertinência e o cumprimento do simulacro. O clube da Proteção Civil analisou os dados e concluiu que a atividade envolveu mais de 400 pessoas, entre alunos, pessoal docente e não docente.
Responderam ao inquérito 65 adultos e todos confirmaram que no espaço onde se encontravam, a maioria cumpriu escrupulosamente as regras básicas de proteção.
Relativamente à aceitação do simulacro, 98% responderam ser essencial fazê-lo anualmente. Os responsáveis da iniciativa dizem que a rotina do simulacro nos últimos cinco anos tem levado a um melhor cumprimento das regras de segurança.
Tomás Machado