Comportamentos aditivos e dependências – Conclusões da Matilde

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No dia 8 de março de 2022, veio à nossa escola a Dr. Paula Brites, psicóloga que trabalha no Serviço de Saúde público CRI (Centros de Recursos para a Inclusão)  de Viana do Castelo. A Drª Paula ajuda as pessoas com dependências e vícios, desde a prevenção até ao tratamento. Em dia de Cidadania e Desenvolvimento,  o CRI dinamizou a sessão “Comportamentos aditivos e as dependências”.

 

Este projeto de intervenção do CRI pretende: sensibilizar os jovens para a problemática dos comportamentos aditivos e dependências; refletir sobre a saúde mental; fomentar fatores de proteção em detrimento de fatores de risco; informar os jovens sobre conceitos centrais para que as suas escolhas sejam mais positivas.

 

Como exemplos de dependências apontamos as drogas e o álcool. A dependência do alcool é a que mais mata em Portugal, pelo facto de ser acessível  e o contexto cultural do nosso país ser favorável.

Na dependência, há uma motivação muito forte para repetir os comportamentos impulsivos, que dão prazer instantâneo, embora ao utilizar ou consumir, tornam-se destrutivos. Assim, ficamos a saber que a área pré-frontal do nosso cérebro é muito importante, porque é responsável pela escolha das opções e estratégias comportamentais, pela manutenção da atenção e pelo controlo do comportamento emocional.

Percebemos que há dois critérios de avaliação da dependência: a tolerância (vai aumentando a quantidade de consumo) e a repetição (aumenta as vezes consumida).

Um facto curioso que foi referido é que há um maior consumo de drogas legais do que ilegais, porque estas são menos dispendiosas e de fácil acesso.

Quanto á dependência das novas tecnologias, a Drª Paula deixou algumas recomendações da OMS, relativamente ao tempo passado em frente a ecrãs pelas crianças: menos de 1 ano de idade, deve evitar-se o uso de ecrãs; 1 a 4 anos de idade – 1 hora, não mais.

Por fim, ficam ainda conselhos para quem gosta de jogar videojogos: o conteúdo deve ser adequado à idade; não ter nenhum aparelho eletrónico durante as refeições; não usar ecrãs, pelo menos, 1hora antes de ir dormir; jogar apenas 3 partidas e ir fazer outra coisa; jogar com regras; fazer pausas durante as sessões de jogos; jogar diversos jogos e não sempre o mesmo.

O tempo da sessão de esclarecimento foi curto, mas aprendemos bastante!

 

Matilde Alves 9ºA

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