Ando a ler “Contabilidade”, um livro de Valter Hugo Mãe, pseudónimo de Valter Hugo Lemos, um escritor português que já tem um conjunto de livros bastante grande. Além de escritor, é editor, artista plástico, apresentador de televisão e cantor.
Já foi distinguido com vários prémios, o último dos quais o “Grande Premio de Romance e Novela” da Associação Portuguesa de Escritores, em 2022.
“Contabilidade” é um livro diferente da sua restante produção, uma vez que nele o autor recolhe os seus melhores poemas entre 1996 2010. Ler poesia não é fácil e não se pode ler todos os dias ou muitas vezes seguidas, mas de vez em quando é bom para vermos até que ponto um escritor, quando experimenta este género literário, consegue dizer tanto em tão poucas palavras.
Deste escritor também já li anteriormente “O remorso de baltazar serapião”, ” A máquina de fazer espanhóis”, “O filho de mil homens” e “Homens imprudentemente Poéticos”.
Uma curiosidade da escrita deste escritor, muito admirado por José Saramago, é a não utilização de maiúsculas no início das frases ou de alguns sinais de pontuação.