Cúpula do G20 no Rio de Janeiro

5
(3)

A Cúpula do G20 representa a conclusão dos trabalhos conduzidos pelo país que ocupa a presidência rotativa do grupo, o Brasil, ao longo do ano 2024.

A Cúpula de Líderes do G20 decorreu a 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, com a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia.

No final do segundo dia, chefes de Estado e de Governo aprovaram os acordos negociados ao longo do ano, e apontaram caminhos para enfrentar os principais desafios e crises globais. De igual forma, apresentaram soluções para promover um crescimento forte, sustentável, equilibrado e inclusivo.

Os líderes voltaram a afirmar o compromisso de construir um mundo justo e um planeta sustentável, dando prioridade ao combate às desigualdades em todas as suas dimensões, sem deixar ninguém para trás.

A Declaração de Líderes do Rio de Janeiro assinada por todos, estabeleceram ações em direção a resultados concretos:

  • inclusão social e combate à fome e à pobreza;
  • desenvolvimento sustentável, transições energéticas e ação climática; 
  • a reforma das instituições de governança global

Contudo, em relação aos conflitos na Faixa de Gaza e no Líbano, os lideres das maiores economias mundiais reforçaram a necessidade urgente de estender a assistência humanitária e apoiar um cessar-fogo nos dois territórios.

Neste documento, a palavra Ucrânia aparece mencionada apenas uma vez, frisando “o sofrimento humano e os impactos negativos adicionais da guerra” e saudando “todas as iniciativas relevantes e construtivas que apoiam uma paz abrangente, justa e duradoura, mantendo todos os Propósitos e Princípios da Carta da ONU para a promoção de relações pacíficas”.

 

 

 

 

Gostaste desta publicação?

Deixa a tua votação! Ou se quiseres, comenta abaixo.

Média das votações 5 / 5. Vote count: 3

Ainda sem votos. Queres ser o primeiro?

Ai é?

Segue-nos nas Redes Sociais