Como sabes, a menstruação é uma perda vaginal de sangue cíclica que resulta da descamação da última camada interna do útero, o endométrio; marca o início de um novo ciclo menstrual que na maior parte das mulheres, nem em todas, dura 28 a 30 dias.
Fator de alerta é a alteração no padrão desta duração! Algumas causas que poderiam levar a esta alteração no teu ciclo seriam: stress, variações bruscas de peso/ sono, viagens de longa distância, doenças da tiróide/ sistema reprodutor e, obviamente, uma gravidez..
O que é normal na menstruação: cólicas ou dor pélvica (dismenorreia), obstipação ou diarreia, náuseas, aparecimento de acne nos dias antes e durante o tempo que dura a menstruação, dor nas mamas, alteração de humor, sensação de inchaço.. Pode o fluxo ser escasso e escuro, ou abundante e com a presença de coágulos.
O que não é normal: fluxo muito abundante e por mais de uma semana (média de mais de 6 pensos higiénicos grandes/ dia), podendo levar a anemia, que se manifesta por sonolência, cansaço, dificuldade em concentrar; perdas de sangue entre menstruações, a menos que estejas sob terapêutica hormonal anticoncecional; dor pélvica muito forte; atraso de mais de uma semana se o teu ciclo for regular.
Na dúvida, ou, nestes casos, fala connosco ou diretamente com o teu médico!
Se consultares o teu médico de família ou ginecologista, a sinceridade quanto ao início da atividade sexual, comportamentos de risco e antecedentes de gravidez é muito importante!
O que é a consulta de planeamento familiar?!
A consulta de planeamento não é apenas para jovens que iniciaram a sua vida sexual, é um direito teu e podes recorrer a ela no teu Centro de Saúde ou nos espaços para o efeito do Instituto Português da Juventude e do Desporto. O principal objetivo é ajudar-te a fazeres escolhas informadas e viveres a sexualidade de uma boa forma e com segurança. Valências muito importantes do acompanhamento nestas consultas: cumprir o plano nacional de vacinação, o rastreio do cancro do colo do útero e da mama; esclarecimento de dúvidas sobre a forma como o corpo se desenvolve e o modo como funciona em relação à sexualidade; escolha do método contracetivo; abordagem das consequências de uma gravidez não desejada; prevenção, diagnóstico e tratamento de infeções sexualmente transmissíveis; permitir o acesso a métodos contracetivos gratuitos; informações sobre a gravidez; acompanhamento da gravidez e a preparação para o parto; planeamento de uma gravidez…
Não deixes que o constrangimento com um eventual exame físico te venha a impedir de consultar o médico: o exame com espéculo e palpação bi-manual vagina-abdómen será normalmente realizado após início da vida sexual. O espéculo permite ao médico visualizar a vagina e colo do útero num exame que demora 15 a 20 min e não dói, podendo ser feitas biópsias – recolha de fragmentos muito pequenos de tecido a serem analisados em laboratório.
Sabias que o autoexame da mama pode permitir detetar um cancro da mama numa fase mais precoce, aumentando a possibilidade de tratamento eficaz? É uma questão de o começares a fazer até que se torne hábito! A partir dos 20 anos e todos os meses após a menstruação!
Começa por observar as mamas e os mamilos em frente ao espelho: com os braços levantados e ao longo do corpo, e de perfil. Vermelhidão, pele inflamada ou corrimento não é normal. Depois, na posição deitada, examina a mama esquerda com a mão direita, apoiando a nuca na mão esquerda e vice-versa da seguinte forma:
– com os dedos de baixo para cima e de cima para baixo até percorrer a mama toda (4);
– partindo de cima, desenha círculos dentro de círculos no sentido dos ponteiros do relógio (5);
– imagina que a tua mama é um relógio e, a partir de cima, vai fazendo pequenos movimentos circulares em direção ao mamilo (6).
A palpação da axila em busca de gânglios ou nódulos também é importante (7)!
Verás que o médico te irá perguntar se tens algum familiar, pais ou avós com historial familiar de alguma doença, de forma a delinear melhor o teu plano de rastreio!
Farmácia Moderna, Freixo