Cuidar dos mais velhos na primeira pessoa, não é uma missão fácil. Os cuidadores informais não são devidamente reconhecidos na sua dedicação aos outros. Fica no Comunica uma homenagem à avó da Lara Conceição da Silva 5.ºA.
Eu chamo-me Lara Silva e entrevistei a minha avó, que cuidou do meu bisavô e agora tem a seu cargo o cuidado à minha bisavó.
L. Como é cuidar da bisavó?
A. Lara, para cuidar de uma pessoa idosa é preciso muita paciência, amor, força de vontade e muito carinho .
L. Avó o que é necessário fazer?
A. Lara, entre todos os cuidados, é muito importante dar-lhes banho. Fazer-lhes sempre uma boa higiene, nunca os limpar com uma toalha de felpo. Eu uso um pedaço de lençol de flanela, muito suave, para não irritar a pele e causar feridas.
L. A bisavó pode estar muito tempo deitada?
A. Depende de situação para situação, se for uma pessoa que esteja acamada devemos virá-la de 3 em 3 horas, se for uma pessoa como a visavó devemos levantá-la todos os dias para um cadeirão e movimentá-la um pouco, de tempos a tempos.
L. Avó podemos dar medicação a qualquer hora ?
A. Lara, os medicamentos a tomar são sempre receitados pelo médico da especialidade e nunca devemos dá-los fora de horas.
L. A bisavó tem horários para comer e se deitar?
A. A tua visavó tem que ter horas para comer e para se deitar porque ela é diabética. E às vezes fica aborrecida com dores, nessa ocasião, pode ir mais cedo para cama.
L. Como te tens sentido ao longo da tua vida como cuidadora?
A. Sou feliz a cuidar dos outros, mas quando o fazemos sozinho, o cansaço é grande e não há muito tempo para nós. Por outro lado, as ajudas do Estado são mínimas ou nenhumas. Às vezes precisamos que cuidem de nós também.
Avó tu és mesmo especial porque sempre cuidaste e sabes cuidar. Um beijo.
Cuidar dos avós: a universidade explica…
5 (11) Hoje, na aula de Educação Moral, tivemos a presença de uma pessoa especial que a professora Cristina convidou. O tema que estamos a [...]
Comments are closed.