Alunos do 7.ºA foram desafiados pela professora Conceição Gonçalves a construírem réplicas de instrumentos náuticos, A exposição está patente no átrio da escola.
Estes instrumentos foram essenciais para auxiliar os navegadores nos processos de cálculo e nos procedimentos práticos para determinar, com precisão, a posição dos navios no mar.
Na exposição encontramos alguns destes instrumentos:
Balestilha
Instrumento astronómico para medira a altura de uma astro (incluindo o Sol) ou a distância regular entre dois astros. Embora alguns autores situem a origem da balestilha na Antiguidade, ela deve ser antes uma adaptação, que data, provavelmente do início do século XVI, de um outro instrumento medieval designado «báculo de Jacob» ou «virga visoris».
Quadrante
Instrumento náutico utilizado pelo menos, desde o início do século XV, para a determinação da latitude, nomeadamente através da observação da Estrela Polar. Inicialmente em madeira, os quadrantes foram depois construídos em latão ou bronze.
Astrolábio
O astrolábio era um instrumento naval antigo, usado para medir a altura dos astros acima do horizonte e para determinar a posição dos astros no céu, tendo sido usado, durante muito tempo, como instrumento para a navegação marítima.
Visitamos a exposição e aqui está o vídeo: