A interculturalidade é um conceito atual que tem lugar no encontro e diálogo entre culturas. Associa-se muitas vezes a viagens, ao lado positivo da vida. No dia da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, um convidado muito especial esteve com os alunos do 9.º ano – o professor Bernardino Silva.
O seu encontro com os alunos centrou-se nesta questão da interculturalidade, vista numa outra perspetiva: a possibilidade de fazer a diferença na vida dos outros, em países cujos contextos sociais e económicos são muito difíceis.
O professor Dino partilhou as suas experiências de vida no Paquistão, Afeganistão, Iraque, Líbano, Somália, Ruanda, Sudão, República Centro Africana, Congo, Chade, Haiti, Brasil, Perú, Bolívia, Colômbia, Vietname, Tailândia, Laos, entre outros. Algumas das missões foram acompanhadas com alunos de EMRC do projeto que dinamiza, “Missão Amar(es)”, na Escola Secundária de Amares.
A conversa fluiu à medida que os alunos o questionavam. Como sempre, o Dino inspirou as turmas a abraçarem projetos solidários, uma forma muito nobre de viver a interculturalidade.