O Agrupamento de Escolas de Freixo possui um conceituado Clube de Robótica que muito tem contribuído para dar uma imagem moderna à escola. Vários anos de sucesso e prémios ganhos em competições nacionais e internacionais determinaram que a escola não podia ignorar esta mais-valia e tinha, portanto, de oferecer esta longa experiência aos seus alunos, permitindo que todos tivessem a oportunidade de desenvolver as suas capacidades de programação e resolução de problemas. Foi em 2013 que introduziu no currículo a disciplina de robótica para os alunos dos 7.º e 8.º anos, como oferta de escola.
Entretanto, a percepção deste sucesso no mundo da robótica influenciou uma empresa local de design e desenvolvimento de produto chamada WeProductise. Esta empresa ofereceu, então, à escola alguns equipamentos e suporte técnico para que o espaço do clube de robótica se pudesse tornar um makerspace que opera no mesmo espaço que o clube de robótica, para assim compartilhar e alavancar todos os seus recursos materiais e humanos.
Hoje AEFreixo esteve em direto para o mundo, mostrando as suas habilidades como nos mostra o vídeo que aqui apresentamos. Esta ligação enquadrou-se num projeto europeu sobre Makerspace no qual Freixo é apontado como um exemplo de referência.
Parabéns para todos os intervenientes deste magnífico clube /Makerspace.