Todas as profissões devem e têm de ter a sua devida importância. Em quase todos os casos, sem uma profissão não podemos exercer um papel fundamental para a sociedade. No fundo, todas elas são importantes e fundamentais, subestimar alguém pela sua profissão é colocar em prática a ignorância e a falta de discernimento.
Maioritariamente, quando desvalorizamos um emprego, associamos ao facto de, para o exercer, o trabalhador não necessitar de um curriculum cheio de estudos e de acontecimentos que espantam qualquer patrão. Nesses casos, uma pessoa que trabalha sem ter necessitado de tirar uma licenciatura, um mestrado ou até mesmo um doutoramento, devemos compreender e ponderar que talvez ela sonhava imenso poder ter uma profissão que a ajudasse nos olhares ou na entrada em qualquer empresa, na sua área.
Por um lado, se não existirem trabalhadores nas áreas onde o rendimento até não é o melhor, a nossa casa, que no caso da Humanidade é o planeta, encontrar-se-á numa autêntica bagunça, seja no sentido da inexistência de pessoas para recolher o lixo que as cidades transbordam a cada hora, seja no funcionamento da economia ou na alimentação da população.
Infelizmente, muitas pessoas desvalorizam os agricultores, mas se não fossem eles a trabalhar com todas as forças e sempre como o mesmo carinho, a Humanidade estava perdida, pois não haveria alimento.
Por outro lado, todos os cidadãos têm conhecimento que existem profissões que rendem mais, devido ao maior impacto e necessidade da população. As crianças precisam obrigatoriamente de aprender a ler, escrever e contar, são necessários professores para as ensinar. Os doentes necessitam de médicos, para os cuidar das doenças, ajudar num problema psicológico, cientistas para descobrir curas para doenças pandémicas entre outras coisas importantes. As famílias sonham em ter o seu lar e pensam logo num engenheiro para os ajudar naquela necessidade. Estes cargos são todos imensamente necessários para o funcionamento de uma nação.
Pode-se afirmar então, que em razão dos que pensam na existência do grau de importância em cada profissão que e apenas esses empregos são mais rentáveis, nada mais, não podemos subestimar nenhum emprego.
Com isto, desejo transmitir que se alguém pensa que uma profissão é melhor ou superior do que outra, dita menos importante, é necessário pensar e refletir sobre o assunto.
Margarida Rodrigues – 8.ºB
Que fixe
É bom!