O FC Porto foi fundado em setembro de 1893 e, desde então, não parou de crescer.
Foi nesse ano que António Nicolau d’Almeida, desportista por excelência e comerciante de Vinho do Porto, desenvolveu o seu projeto de um clube de futebol na cidade. A fundação comemora-se a 28 de setembro.
O seu primeiro campo, o Campo da Rua da Rainha, foi o primeiro campo relvado em Portugal. Este clube foi o primeiro a receber um clube estrangeiro, o Real Fortuna de Vigo, em 1907 e foi a primeira equipa a deslocar-se ao estrangeiro, a Vigo, em 1908.
Em 1949 é lançada a 1ª pedra do novo Estádio das Antas na cidade do Porto. No dia 28 de Maio de 1952, perante 50 mil pessoas, o estádio foi inaugurado numa cerimónia pomposa.
O FC Porto tornou-se grande, somou títulos e surpreendeu o país e o Mundo. A década de 80 foi única. Em 1987 e 1988, a Taça dos Campeões, a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia. Alguns anos mais tarde, o penta campeonato, façanha única em Portugal.
O Estádio do Dragão foi inaugurado a 16 de novembro de 2003, e tem uma capacidade para 50 033 espetadores.
No início do século XXI José Mourinho chegou às Antas e foi com ele que a equipa de futebol do FC Porto regressou aos títulos internacionais: a Taça UEFA de 2002/03, a UEFA Champions League de 2003/04 e a Taça Intercontinental. Já com André Villas-Boas, venceram a Liga Europa em 2010/11.
Além do futebol o Dragão luta por títulos em hóquei em patins e andebol. O bilhar, a natação, o basquetebol, o atletismo, o desporto adaptado, os desportos motorizados, o boxe, o xadrez, a pesca, o karaté, o voleibol, o ciclismo e o halterofilismo também contribuíram para o sucesso do clube.
Ivan