Hora de cozinhar… leguminosas.

5
(3)

Nas aulas de CN de 9ºano, os alunos pesquisaram e alguns executaram até receitas com leguminosas. As leguminosas são excelentes fornecedoras de proteína vegetal que deves incluir diariamente na tua alimentação.

Principalmente em padrões alimentares como o vegetariano e o vegan, recomenda-se o consumo combinado de leguminosas com cereais ou com outros tipos de leguminosas para garantir a ingestão de todos os aminoácidos essenciais. Os seus benefícios nutricionais devem-se ao facto de serem boas fontes de hidratos de carbono complexos, de fibras e pela sua riqueza vitamínica e mineral.

As leguminosas, idealmente, devem ser demolhadas e cozinhadas antes do consumo porque estes processos permitem inibir ou diminuir a ação de substâncias antinutricionais. Assim, tirarás o máximo partido do valor nutricional destas leguminosas.

Existe uma boa diversidade de leguminosas para incluíres na tua alimentação, tais como: lentilhas, chícharos, ervilhas , favas, grão de bico, feijão, tremoço.

Amanhã temos mais e boas receitas

Susana Marques, prof. de Ciências

 

Hambúrgueres de grão-de-bico, cenoura e coentros

 

Receita

Ingredientes:

500 gr de grão-de-bico cozido
350 gr cenoura
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 molho de coentros frescos
Sal marinho e pimenta-preta q.b.
Pimentão-doce q.b.
1/4 Chávena de sementes de linhaça moídas
1/4 Chávena de pão ralado integral
Pão ralado integral q.b. (para polvilhar)

Preparação:

Rale as cenouras, previamente descascadas (num ralador fino). Coloque no processador de alimentos/robot de cozinha o grão-de-bico, metade da cenoura ralada, a cebola, o alho, os coentros e os temperos (sal, pimenta e pimentão doce). Triture até obter uma mistura homogénea. Se necessário, acrescente um pouco de água para ajudar a triturar. Transfira o preparado para uma taça e adicione a linhaça, o pão ralado e a restante cenoura ralada. Envolva tudo muito bem com as mãos. Divida a massa em várias porções e molde os seus hambúrgueres (pode utilizar uma forma para o efeito). Polvilhe os hambúrgueres com pão ralado integral. Cozinhe os hambúrgueres no forno, previamente aquecido a 180º, aproximadamente 20 minutos ou até dourar (deve virar a meio do tempo).

 

Rodrigo Maciel; Diogo Monteiro; Laura Rafaela; Luna Fernandes 9A

Gostaste desta publicação?

Deixa a tua votação! Ou se quiseres, comenta abaixo.

Média das votações 5 / 5. Vote count: 3

Ainda sem votos. Queres ser o primeiro?

Ai é?

Segue-nos nas Redes Sociais

Comments are closed.