Mesmo à distância, os alunos do nosso agrupamento comemoraram hoje a tradição francesa Le Poisson d’Avril como aqui se documenta.
Origem do Poisson d’Avril
Descubra a origem de 1 de abril: por que fazemos piadas e por que dizemos “enganados” naquele dia? Descubra também as tradições de 1.º de abril em outros países do mundo.
Dizem que até 1564, o ano começou no 1.º de abril. Naquele ano, o rei Carlos IX decidiu mudar o calendário para começar o ano no 1.º de janeiro.
Então, em 1.º de janeiro de 1565, todos se desejaram um “feliz ano novo”, deram presentes uns aos outros, exatamente como no início do ano.
Mas muitas pessoas tiveram dificuldade em se acostumar com esse novo calendário e algumas nem sabiam que a data do ano novo havia mudado! Eles, portanto, continuaram a oferecer presentes e presentes no1º de abril.
Para tirar sarro deles, alguns pequenos espertos tiveram a ideia de oferecer-lhes presentes um tanto especiais, falsos, presentes para rir, em piadas curtas!
Dizem que, a partir desse dia, todos os anos, no 1. º de abril, todos, grandes e pequenos, adquirem o hábito de fazer piadas e brincadeiras.
E porquê um tolo de abril?
Existem várias explicações.
A primeira diz que, no início de abril, na França, a pesca era proibida, porque era o período de reprodução do peixe. Alguns tiveram a ideia de brincar com os pescadores, oferecendo-lhes peixe falso. Ao fazer isso, eles podem terão gritado: “April Fool!”.
Outra história, mais recente, diz que o peixe em abril era um símbolo da Quaresma, um período em que é permitido apenas comer peixe. Assim, no início do século XX, enviamos cartões de 1.º de abril ilustrados com peixes pequenos, para desejar um ao outro amor, amizade e felicidade!
Hoje, não colocamos mais arenque em água doce, mas penduramos, o mais discretamente possível, pequenos peixes de papel nas costas de pessoas que às vezes andam o dia inteiro com esse “enganado” e isso faz os outros rirem.
o 1. de abril em outros países
Também na Bélgica, a tradição April Fools permanece muito viva.
“Os jovens nas escolas prendem um peixe de papel nas costas de seus colegas, pais, professores.
Hoje, não colocamos mais arenque em água doce, mas penduramos, o mais discretamente possível, pequenos peixes de papel nas costas de pessoas que às vezes andam o dia inteiro com esse “enganado” isso faz os outros rirem.
1 de abril em outros países
Também na Bélgica, a tradição April Fools permanece muito viva.
“Os jovens nas escolas prendem um peixe de papel nas costas de seus colegas, pais, professores … A imprensa (tv, rádio, jornais) divulga informações falsas, mas credíveis naquele dia Às vezes, até os políticos são cúmplices. Entre amigos, etc., também fazemos piadas por telefone ou outras … ”
Na América, mas também na Grã-Bretanha, dizemos “April Fool’s”, sem peixe! Mas as pessoas também fazem piadas.
Na Alemanha, dizemos “April April” ou “Aprilscherz” ao fazer uma piada ou logo depois para deixar claro que é apenas uma piada de 1.º de abril.
“As piadas de 1.º de abril existem na Alemanha desde 1631, mas sua origem seria mais distante. Considerando a certidão de nascimento dos peixes de abril, os especialistas contam nada menos que 800 hipóteses. Todos os países encontram sua conta lá”.
Ana Barbosa, professora de Francês