No dia de São Valentim, a GNR, através da SPC – Secção de Prevenção criminal e Policiamento comunitário de Arcos de Valdevez, iniciou, uma operação de sensibilização e informação, no sentido de reforçar a prevenção da violência doméstica e, em particular, da violência no namoro.
Assim, hoje, dia 14 de fevereiro, Dia de São valentim e dos namorados, estas autoridades vieram ao Agrupamento de Escolas de Freixo e conversaram com as turmas do 8.º ano e 5 professores. A missão visou incentivar os alunos a viver relações saudáveis, a denunciar e a não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual e gerir as relações pelo respeito mútuo.
O Comunica conversou com os alunos sobre esta ação de sensibilização e partilha aqui a sua opinião.
“Era um dia especial! E nós ficámos surpreendidos com este convite porque é um assunto de que se fala raramente, apesar de ser nesta idade que nós começamos a namorar. É por isso que precisamos de ter noção do lado positivo e do lado mais obscuro das relações de amor. Foi importante termos recebido este esclarecimento.
Esta palestra foi muito apelativa porque o agente nos esclareceu, de forma divertida, sobre problemas de que tínhamos pouca consciência”.
A intervenção integrou o projeto de Educação Sexual de turma em desenvolvimento no 8.ºano.