Segundo a Física, o frio não existe! Mas se eu sinto o frio, como é que ele não existe?
Então se o frio não existe o que é que nós sentimos quando estamos no sofá, no calor das mantinhas e saímos de repente? Bem, o que nós sentimos é a ausência de calor.
Tens que saber que, o calor é uma forma de energia que é transferida, ou seja, quando estamos a beber numa chávena quente, o calor da chávena é transferido pra as nossas mãos. O contrário acontece quando por exemplo vamos para a neve, aí o nosso corpo acaba por passar o calor para o ar e para a superfície fria que nos rodeia, o que nos dá a sensação de frio, mas que na verdade é só a falta de calor no nosso corpo.
Mas não te preocupes, mesmo que a Física não reconheça o frio como uma grandeza, não quer dizer que nós não o sentimos, naturalmente sentimos frio porque é a forma de o nosso corpo reagir á perda de calor. Os sensores na nossa derme detetam essa perda e enviam sinais ao cérebro para o interpretar como uma situação desconfortável para nós.
Além disso, parte da sensação de frio pode ser identificada como uma medida de proteção do nosso corpo. Quando sentimos a falta de calor, começamos a tremer para gerar calor, a nossa pele arrepia-se para tentar reter o ar quente.
Por isso, da próxima vez que disseres “Está um gelo!”, lembra-te: na verdade, estás apenas a sentir o calor a sair de ti.
Fernanda Portelo