É uma verdade: compramos cada vez mais roupa e usámo-la menos vezes.
Sabias que a nível mundial, produz-se 20 peças de roupa por pessoa? A indústria têxtil é considerada uma das mais poluentes. Os impactos ambientais resultam da produção, do transporte e do seu uso. È sobretudo a nível do consumo de água, da emissão de CO2, dos resíduos e desperdícios resultantes, que se faz sentir as consequências negativas do sector da moda no meio ambiente.
Se olharmos para a água, a indústria têxtil gasta em média 93 mil milhões de metros cúbicos de água por ano, na produção de matérias-primas como o algodão, no tingimento e secagem e durante o uso pelos consumidores.
Para teres uma pequena ideia, produzir uma T-shirt de algodão são necessários 2700 litros de água, o que equivale a 2 anos e meio de consumo de água por pessoa.
Por sua vez, o poliéster, uma das fibras mais utilizadas na confeção da roupa que vestes, é responsável pela emissão anual de 32 das 57 milhões de toneladas de resíduo têxtil. O que poucos sabem é que são necessários mais de 200 anos para que se decomponha.
Por isso, convém que compres apenas a roupa necessária, opta por roupa de 2ª mão ou alinha em mercados de troca (possível on-line) ou ainda, recicla a tua roupa em família ou entre amigos.
Margarida
Para saber mais:
https://ensina.rtp.pt/artigo/a-agua-com-que-nos-vestimos/