O Mundo da Música neste dia… 11 de agosto de 1973, viu a cultura hip-hop dar os primeiros passos numa rua de Bronx, em Nova Iorque.
Por causa das festas que organizava (“block parties”), Clive Campbell, que seria conhecido como DJ Kool Herc (na imagem), é considerado fundador do Hip Hop. Campbell percebeu que o público se divertia quando tocava a parte rítmica das canções de James Brown na ausência da letra (os breaks). Herc tirou a agulha do gira-discos, voltando manualmente para o início do break e repetindo tantas vezes quanto necessário. Utilizou dois discos iguais em dois aparelhos para reproduzir os breaks, um após outro, e prolongar a canção “Give it Up or Turnit Loose” do LP “Sex Machine”. Isso ficou conhecido como “Break Beat”. Naquela noite, o seu amigo, Coke la Rock, pegou no micro e começou a cantar improvisadamente por cima dos breaks, num estilo que é conhecido como “Rap”. Coke la Rock é considerado o primeiro MC (mestre de cerimónia) na história do Hip Hop.
No entanto o hip-hop não é só feito de música. Foram estabelecidos os quatro pilares essenciais da cultura hip-hop: o RAP (Rhythm And Poetry, ‘Ritmo e Poesia’, em português), o DJing, breakdance e o graffiti.
Professor, Júlio Nogueira