O Mundo da Música neste dia… 13 de julho de 1951, viu desaparecer em Los Angeles, Arnold Franz Walter Schönberg, compositor austríaco.
Arnold Schoënberg, criador do dodecafonismo, foi um dos mais revolucionários e influentes compositores do século XX. Fascinado pela numerologia, tratava as notas musicais como números. No dodecafonismo, as 12 notas da escala cromática são tratadas como equivalentes, sujeitas a uma relação ordenada e não hierárquica (sistema harmónico). As notas são organizadas em grupos de doze notas denominados séries.
Várias das suas obras remetem aos temas do Judaísmo, no entanto, em 1898, converte-se ao luteranismo. Mais tarde, em 1933, após deixar a Alemanha devido à ascensão do nazismo ao poder, retorna ao Judaísmo em Paris.
Da sua obra podemos ouvir o «Das Buch der hängenden Gärten» (1908-1909), «Sechs Kleine Klavierstücke» (1911), «Um Sobrevivente de Varsóvia» (1947) e «Pierrot Lunaire» (1912), destaco aqui das «Cinco Peças para Orquestra» o quarto andamento «Peripetie» (1909).
Professor Júlio Nogueira