O Mundo da Música neste dia… 31 de agosto de 1945, viu nascer no Porto, Sérgio de Barros Godinho, poeta, compositor, intérprete e ator português.
Sérgio Godinho, autor, compositor e cantor, artista multifacetado, representou em filmes, séries televisivas e peças teatrais. Citando uma das suas canções clássicas, ele é o verdadeiro «Homem dos sete instrumentos”. Mas, numa carreira artística de invejável longevidade, que se prolonga há mais de 40 anos de modo quase intocável, foi o seu trabalho enquanto cantor-compositor que o tornou num ícone capaz de reunir à volta das suas canções gerações de diferentes idades, vivências e aspirações.
Não se destacou apenas individualmente, mas nas parcerias que foi criando. Em Outubro de 2009, juntou-se a José Mário Branco e Fausto Bordalo Dias para quatro noites que ficaram na história da música portuguesa – “Três Cantos”, a partilha do palco com Jorge Palma para “JUNTOS” e com outros nomes como Bernardo Sassetti, Noiserv, Francisca Cortesão (aka Minta), Manuela Azevedo (Clã), o percussionista António Serginho (Foge Foge Bandido) e a Roda de Choro de Lisboa.
Para além dos êxitos acima referidos, acrescento «A noite passada», «Quimera do ouro», «Com um brilhozinho nos olhos» e «É terça-feira» destaco aqui a canção “Primeiro dia”.
Professor Júlio Nogueira