O Rapaz do Pijama às Riscas, um filme sobre a inocência e o horror da guerra [parte 1]

5
(9)

O rapaz do pijama as riscas é um filme realizado por Mark Herman realizado em 2008. 

Bruno, um miúdo alemão a viver em Berlim, vê-se forçado a mudar de casa juntamente com a família e, sem amigos, pede à mãe que o deixe brincar com as crianças de uma quinta (campo de concentração) que existe próximo da casa. O pai, comandante nazi de um destacamento militar do exército de Hitler, acaba por falar com o filho explicando-lhe que as pessoas da quinta não são gente com quem ele deva brincar. 

Quando a mãe de Bruno fica a saber o que se queima na “quinta”, confronta o marido com aquela realidade e a partir daqui as relações na família ficam bastante tensas.  

Um dia, Bruno encontra um miúdo da sua idade e estranha o facto de este estar vestido com um pijama e números cosidos na roupa. O jovem dá-lhe de comer e acaba por conversar com ele sobre os seus pais, quando são interrompidos por um soldado alemão que acusa Shmuel de roubar comida. 

Posteriormente, Bruno volta ao campo para dizer a Shmuel que se vai embora dali. Este está preocupado pois não sabe do seu pai que foi fazer um trabalho e nunca mais voltou.  

Bruno promete que irá ajudá-lo a procurar o pai. Para passar despercebido, veste um uniforme de prisioneiro e entra no campo onde é selecionado, com outros prisioneiros, para “tomar um duche”. 

Este é um filme sobre a inocência de uma criança em contraste com os horrores da guerra. 


Tomás, Miguel, Gonçalo, Joana e Lúcia 7.º A

 

Gostaste desta publicação?

Deixa a tua votação! Ou se quiseres, comenta abaixo.

Média das votações 5 / 5. Vote count: 9

Ainda sem votos. Queres ser o primeiro?

Ai é?

Segue-nos nas Redes Sociais