E o que é isto de “cair no domínio público?
Diz-se que uma obra artística cai no domínio público quando passam os prazos de “protecção do direito de autor estabelecidos na lei: em geral, 70 anos após a morte do seu criador intelectual, mesmo que a obra só tenha sido divulgada postumamente, ou 70 anos a contar da criação da obra, se a divulgação não tiver sido lícita”.
E foi o que aconteceu recentemente com um dos grandes escritores da literatura moderna, George Orwell. Nascido em Bengala, uma colónia inglesa, o escritor deixou-nos algumas obras que refletem sobre a condição humana, a sua exploração, os regimes totalitários, o controlo da mente, enfim, tudo temas que se mantêm atuais, cada vez mais atuais.
1984 é, provavelmente, a sua obra mais conhecida e toda a gente deveria ler este livro uma vez na vida. O “Big Brother”, não o do abominável concurso televisivo, é a figura que tudo vê e tudo controla numa sociedade manipulada ao extremo, permanentemente à espreita e obrigando-nos a falar uma linguagem simplificada, chamada de “ingsoc”, uma novilíngua sem figuras de estilo ou segundos sentidos. O individualismo, o sonho ou sequer pensar não são permitidos por serem perigosos. O partido político totalitário controla a população em todos os seus passos, havendo uma política do pensamento que pune os crimes do pensamento. A propósito, podes ler o nosso artigo sobre Yeonmi Park, que fugiu de um país onde isto ainda acontece.
Yeonmi Park – “Porque escolhi viver”. Uma historia de dor e esperança na Coreia do Norte
4.2 (5) Porque escolhi viver é o relato assombroso da história de Yeonmi Park, uma ativista dos direitos humanos nascida em 2007 na Coreia do [...]
O Triunfo dos Porcos é outra das obras do escritor a merecer uma leitura atenta, quando tempos e ideologias perigosas se aproximam e os seus líderes não pretendem que usemos o nosso pensamento para decidirmos as nossas vidas.
Tens também o filme (a preto e branco na sua maioria, mas depois muda para cor, vais perceber por quê).