Os céus alaranjados do Saara

5
(2)

Hoje o dia amanheceu diferente, com uma cor mais alaranjada. Incrédulos, fomos perguntar aos nossos colegas do Meteofreixo o que se passava.

Segundo eles, a explicação está nas poeiras vindas do norte de África e devem manter-se por cá até à próxima quinta-feira. Como alguns grupos da população, em especial os mais novos e os idosos, podem ser afetados por este fenómeno,  a DGS recomenda:

  • A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
  • Os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas:
    • Crianças;
    • Idosos;
    • Doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma;
    • Doentes do foro cardiovascular.
  • Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
  • Em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

(Fonte: pplware)

Gostaste desta publicação?

Deixa a tua votação! Ou se quiseres, comenta abaixo.

Média das votações 5 / 5. Vote count: 2

Ainda sem votos. Queres ser o primeiro?

Ai é?

Segue-nos nas Redes Sociais