Páscoa “flutuante”

5
(2)

A Páscoa é uma época determinante para os católicos. Este ano, a Páscoa será no dia 17 de abril. No entanto, todos os anos o dia de Páscoa varia.

Mas, porque é que a data da Páscoa varia tanto?

De acordo com a Bíblia, Jesus foi morto na sexta-feira que antecede a Páscoa (Sexta-feira Santa) e ressuscitou no domingo, quando se comemora a Páscoa cristã. O início da Páscoa judaica é determinado pela primeira lua cheia após o equinócio da primavera.

Para assegurar que a Páscoa seja num domingo, o Conselho de Niceia, realizado no ano de 325 d.C., determinou que a Páscoa deveria ser celebrada no primeiro domingo após a lua cheia do equinócio de primavera.

O Conselho de Niceia estabeleceu que a data do equinócio da primavera seria 21 de março, dia em que ocorreu o Conselho e data que se dá início à primavera.

A data mais cedo para comemorar a Páscoa ocorre quando a primeira lua cheia do equinócio ocorre no dia 21 de março e simultaneamente sábado. Assim, a Páscoa é celebrada no domingo, 22 de março ( a data mais próxima foi em 2008, 23 de março).

Já a data mais tardia para a comemoração da Páscoa acontece quando a primeira lua cheia ocorre no dia 20 de março. Assim, a primeira lua cheia após 21 de março só aparecerá 29 dias depois, a 18 de abril. Caso o dia 18 de abril seja um domingo, a Páscoa será celebrada no dia 25 de abril (em 2011, a Páscoa foi a 24 de abril, mas em 2038 será a 25 de abril).

Este ano, a primeira lua cheia após o dia 21 de março (equinócio) será no dia 16 de abril (sábado). Assim, o primeiro domingo imediatamente a seguir ao dia 16 de abril é o 17 de abril. Data da Páscoa em 2022.

 

Gostaste desta publicação?

Deixa a tua votação! Ou se quiseres, comenta abaixo.

Média das votações 5 / 5. Vote count: 2

Ainda sem votos. Queres ser o primeiro?

Ai é?

Segue-nos nas Redes Sociais