O pensamento computacional é uma habilidade crucial para resolver problemas de forma lógica e estruturada, abrangendo competências como a decomposição, a identificação de padrões, a abstração e a criação de algoritmos.
Estas competências não se limitam à programação; são transversais e aplicáveis em várias disciplinas e na vida quotidiana.
No contexto educativo, o desenvolvimento do pensamento computacional prepara os alunos para lidar com os desafios de um mundo cada vez mais digital, incentivando a criatividade, o raciocínio crítico e a resolução de problemas complexos.
Os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Freixo, antecipam o futuro, trabalhando o pensamento computacional através de plataformas digitais inovadoras e participando em desafios estimulantes, como o campeonato Bebras. Ao trabalhar o pensamento computacional com estas ferramentas e iniciativas, os alunos são levados a conectarem-se a um futuro onde as competências digitais são imprescindíveis.
Além disso, ao articular-se plataformas como a UBBU e o Hypatiamat com eventos como o Bebras, procura-se não só enriquecer o percurso escolar dos alunos, mas também prepará-los para serem cidadãos mais aptos para compreender e atuar num mundo em constante transformação tecnológica.