Este projeto, implementado na sala 1 do JI de Freixo, pretendeu familiarizar as crianças com a Arte.
As crianças começaram por pesquisar na internet sobre o artista espanhol Juan Miró. Depois de recolher e analisar a informação pesquisada, deitaram mãos à obra. Em primeiro lugar, realizaram um desenho automático, no qual a mão se pode mover “aleatoriamente” no papel, ao som de Bach, Mozart e Beethoven. Uma técnica usada pelo pintor nas suas produções artísticas. Em seguida, em grande grupo, escolheram um desenho para colorir com lápis de cor e ouviram a história “O quadro mais bonito do mundo”. Com estas atividades descobriram as cores e os símbolos usados recorrentemente nas suas obras.
Assim, individualmente, escolheram os quadros que mais gostaram e em pintura, tentaram fazer uma réplica do mesmo. Posteriormente, realizaram um cartaz coletivo com os elementos e as cores de Miró. Algumas crianças extremamente motivadas com este projeto realizaram ainda algumas esculturas, com material de desperdício, imitando as do artista espanhol.
Riscos, rabiscos, pinturas, esculturas e, até mesmo, a escolha da cor são formas que a criança tem de se auto expressar, comunicar positiva ou negativamente seus pensamentos e sentimentos, e também de mostrar habilidades.
Brincando e aprendendo a desenhar, a criança, assim como o artista, conta uma história na imagem criada por ela.
A educadora
Mafalda Vilaça