A OpenAi, que provavelmente conheces melhor como a empresa que criou o ChatGPT, está a viver momentos internos bastante conturbados. E na origem desta situação pode estar uma descoberta que a equipa de investigação da empresa fez e que nos diz que a AI (Inteligência Artificial) pode já ultrapassar os humanos em muitas atividades.
Mas afinal que descoberta é esta?
Bom, ninguém sabe exatamente ao certo do que se trata, mas tudo indica que os investigadores descobriram algo num algoritmo que pode tornar-se uma ameaça séria para a humanidade e que poderá passar inclusivamente pela sua extinção. Exagero?
A equipa a trabalhar no projeto Q-Star ficou alarmada com a descoberta de algo que pode funcionar muito acima das capacidades do ser humano e inclusivamente escapar-lhe ao controlo, tornando-se completamente autónoma.
Conheces aquela frase que diz que as máquinas sempre precisarão do Homem para as programar? Pois, parece que já não é bem assim.
Para te dar um exemplo, seria possível hoje colocar uma máquina com AI num armazém cheio de componentes e ela construir uma cópia de si mesma, ensinar o seu clone a pensar e dar-lhe instruções sem qualquer intervenção de um humano.