“Verão tardio a chegar em força! Agosto de 2024 mais quente e bastante seco com os primeiros grandes incêndios na região Minho”
Pedro Machado do Centro do Estudos Climáticos do MeteoFreixo concluiu que o mês de agosto foi mais quente e mais seco que a normal. Os dados médios a partir da estação meteorológica do Freixo registaram um valor médio 22,3ºC, portanto 0,9ºC acima da normal do mês (21,4ºC) e uma pluviosidade de praticamente zero (apenas 1,4 mm). Este valor muito residual de apenas 3% da precipitação normal em agosto só não assume consequências mais graves, devido ao primeiro semestre bastante chuvoso, salvaguardando as reservas hídricas.
Ainda assim, agosto foi mais quente e extremamente seco, contribuindo para uma maior ocorrência e intensidade dos incêndios rurais (Caminha, Arcos Valdevez, Viana do Castelo, Ponte de Lima).
Termograma de agosto de 2024
Numa análise mais pormenorizada do termograma de agosto, tivemos a primeira e terceira semana muito quente, destacando-se os dias 9, 10 e 16 como extremamente quentes com valores médios próximos de 30ºC (acima de 26ºC). Nesses respetivos dias registaram-se valores anormais para nossa região com a máxima a chegar aos 36/37ºC. Em algumas regiões mais interiores do Minho, a temperatura máxima ultrapassou os 39ºC!
Também tivemos no dia 16, uma noite tropical com mínima acima de 20ºC.
A última semana de agosto contrariou a tendência muito quente, registando pelo contrário valores médios mais amenos, inferiores a 20ºC.
Pluviograma de agosto 2024
Em relação à precipitação, este mês foi extremamente seco face à normal (- 97%), isto em termos relativos. Estes valores acumulados de1,4 mm ocorreram em apenas dois dias de agosto (13 e 24), tendo sido insuficiente para baixar o risco de incêndio rural.
Análise comparativa
Depois do primeiro semestre de 2024 bastante pluvioso, agosto contrariou a tendência. Ainda assim o mês de agosto de 2024 está dentro dos padrões climáticos da região Minho, normalmente bastante seco, e por vezes sem qualquer dia de precipitação (neste ano apenas chuviscou em 2 dias).
Ao nível da temperatura, agosto com a temperatura média de 22,3ºC, foi em termos médios mais quente que julho (21,8ºC). Apesar da temperatura média de agosto ter sido mais elevada, não registou tantos valores extremos (temperaturas máximas acima de 35ºC) como se verificou em julho.
Quanto à anomalia termopluviométrica, confirma-se que o mês de agosto se desviou do padrão normal, tendo sido mais quente (quase mais 1ºC) e extremamente seco com a precipitação muito abaixo do normal (97%).
Previsão da primeira quinzena de setembro
Na previsão para a primeira quinzena de setembro na região Minho é de céu geralmente pouco nublado ou limpo, não se prevendo chuva e com temperaturas normais para a época (máximas entre os 25º e 30ªC). Na segunda semana, as máximas podem eventualmente ultrapassar os 30ºC. O padrão de tempo seco vai manter-se, o que equivalerá dizer o prolongar das condições de risco elevado de incêndio rural. Por outro lado teremos boas condições para iniciar as colheitas e em particular das vindimas!
MeteoFreixo – Pedro Machado / Sérgio Bastos