RIMEM (Rede Integrada Municipal de Estações Meteorológicas) consegue 340 votos)

5
(2)

O Município de Ponte de Lima anunciou no dia 18 de dezembro os vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo.

Esta iniciativa, visa melhorar a qualidade da democracia, a transparência da gestão da autarquia, convidando à participação de todos na construção de um concelho com maior esclarecimento e participação.

Apresentaram-se a concurso, 23 projetos, dos quais 8 reuniram condições para a fase final da votação pública (entre 14 de novembro e 15 de dezembro), distribuídos por três temáticas: Bem-Estar Animal, Desenvolvimento Sustentável e Ocupação dos Tempos Livres.
Dos 8 projetos a concurso, 7 propostas foram elegíveis, das quais 2 são da autoria do Agrupamento de Escolas de Freixo (MeteoFreixo).
O RIMEM (Rede Integrada Municipal de Estações Meteorológicas) foi uma proposta com uma votação muito significativa (340 votos), a segunda mais votada. Assim no próximo ano de 2025 serão instaladas 10 estações meteorológicas em 10 freguesias limianas com um determinado padrão microclimático (vale, vertente soalheira, vertente umbria, planalto a altitude).
As informações meteorológicas serão de acesso público, via online e o MeteoFreixo irá monitorizar os seus dados com publicações mensais. Este projeto municipal em rede será o segundo no país e o primeiro a ser desenvolvido em toda a região Norte.
Os promotores defendem que esta informação meteorológica será muito útil para os agentes da proteção civil, económicos (agricultura) e contribuirá para o Plano de Ação Climática local.

 

https://op.cm-pontedelima.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=28315&id=186&processoID=45

O outro projeto premiado com 56 votos foi o RIMSQA (Rede Integrada Municipal de Sensores de Qualidade de Água). Serão dois sensores para monitorizar periodicamente, a qualidade da água dos rios Lima, Neiva, Labruja, Estorãos e Trovela.
O promotor (MeteoFreixo) irá disponibilizar os dois equipamentos às entidades tecnicamente habilitadas para fazer as análises nos referidos rios, ou seja, serviços das Lagoas de Bertiandos e a ong local – MOLIMA.

 

Gostaste desta publicação?

Deixa a tua votação! Ou se quiseres, comenta abaixo.

Média das votações 5 / 5. Vote count: 2

Ainda sem votos. Queres ser o primeiro?

Ai é?

Segue-nos nas Redes Sociais