O Dia Mundial da Alimentação foi instituído em 1979 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e é celebrado em mais de 150 países.
Esta data visa promover a consciencialização sobre a fome mundial e incentivar esforços globais para garantir a segurança alimentar para todos.
Durante esta semana os alunos do sexto ano da Escola Básica e Secundária de Freixo foram sensibilizados para a adoção de hábitos alimentares saudáveis.
No dia dezassete assistiram a uma palestra sobre “Lanches Saudáveis”, monitorizada pela nutricionista Dr.ª Catarina Martins do Centro de Saúde de Ponte de Lima.
Estas iniciativas tiveram como principal objetivo alertar os alunos para os principais erros alimentares cometidos pela população portuguesa, embora esses erros variem de região para região, com a classe socioeconómica, o sexo, a idade, o clima, a profissão, o estado de saúde, etc.
A grande maioria dos hábitos e comportamentos alimentares adquirem-se durante os primeiros anos de vida e consolidam-se durante o período da adolescência.
Alguns estudos apontam erros graves nos hábitos alimentares da nossa população jovem, como por exemplo: uma alimentação pouco variada, omissão do pequeno almoço, grandes intervalos entre as refeições, excesso no consumo de gorduras, açúcares, bebidas alcoólicas e energéticas, sal, insuficiente consumo de leite, pão escuro, outros cereais, leguminosas secas, fruta, produtos hortícolas e pouco exercício físico.
Os alimentos fornecem-nos energia para o trabalho, proteção contra doenças, produtos para construir ou renovar o nosso corpo e líquidos para manter o organismo em bom estado de funcionamento.
Para garantir um futuro sem fome, é fundamental promover práticas alimentares sustentáveis e conscientes.
Todos devemos contribuir para que todos os jovens e famílias tenham direito a uma nutrição essencial para o seu desenvolvimento e bem-estar. Evitem o desperdício!
A alimentação e a atividade física caminham lado a lado. Por isso, cumpra as regras elementares da boa alimentação, tal como os princípios corretos da atividade física e viva melhor!
Jorge Silva