Sou a Mariana do 7.ºC . Tenho um sonho: gostava de tirar a licenciatura em Psicologia, porque tenho muito interesse em assuntos que envolvam esta área.
Hoje para fugir um bocado ao tédio da quarentena, decidi publicar esta pesquisa que está muito relacionada connosco, os adolescentes,
Aqui vai.
Os transtornos mais comuns na adolescência.
A adolescência é uma fase da vida muito crítica, pois envolve vários dramas causados pelas hormonas a saltitar. Vejamos, então, alguns exemplos.
1- Depressão
Vários adolescentes passam pela depressão nesta fase da sua vida. Há vários fatores que contribuem para que sofram com este transtorno como, por exemplo, a ideia de ter o corpo perfeito, a existência da famosa acne (também conhecida mais ruralmente como as borbulhas), a preocupação de se sentir bem aceite num grupo, a baixa autoestima, e o medo do bullying que na maioria das vezes é sofrido em silêncio.
2- Distimia
A distimia é um transtorno que é caracterizado por ser uma forma mais leve do que a depressão, mas ao mesmo tempo crónica. Falamos de períodos de no mínimo dois anos.
Nestes dois transtornos, o apoio da família é extremamente importante. Nunca se deve ignorar ou rotular isto como “dramas de adolescentes”. Normalmente os adolescentes não desabafam os seus problemas com a família e, por isso, deve esta estar sempre de olhos bem abertos, pois uma mudança, por pequena que seja, deve ser notada a fim de evitar que uma situação piore.
3- Ansiedade
A ansiedade é dos distúrbios mais recorrentes entre os adolescentes, sete em cada dez adolescentes sofrem de ansiedade. As espectativas que um adolescente cria ou as expectativas que as outras pessoas criam sobre os mesmos podem levar o adolescente a sofrer altos níveis de stress.
4- Anorexia, bulimia e transtorno de atração
Problemas com a comida são sem dúvida os mais frequentes. A partir das críticas ao seu corpo, feitos pela sociedade e os padrões impostos pela mesma, os adolescentes criam vários problemas relacionados com o seu corpo, criando assim o impulso de não comer ou fazer dietas disparatadas, porque procuram, assim, ganhar controlo absoluto sobre o seu corpo. E a situação agrava-se, uma vez que não procuram a ajuda de um profissional. Muito frequentemente estas medidas são muito restritivas e são aplicadas em forma de castigo. Muitas vezes estes transtornos são manifestação de problemas como por exemplo traumas de infância que podem levar o adolescente a sentir-se culpado e mal consigo mesmo.
5- Fobia social
Outro dos transtornos mais frequente é a fobia social. Pertence ao grupo de transtornos da ansiedade, em que os sintomas são maioritariamente demonstrados quando os adolescentes se encontram em contexto social. Têm muita dificuldade em interagir com pessoas desconhecidas ou frequentar um lugar onde vão de ter de enfrentar muita gente. Por causa deste transtorno ficam “trancados” em casa.
Estes são os transtornos mais recorrentes entre os adolescentes. Lembrem-se que podem sempre obter ajuda na escola gratuitamente.
Mariana Fernandes 02.04.2020