O monte dos vendavais é um romance de Emily Bronte, publicado em 1847, sendo assim um clássico e uma referência da literatura inglesa. A história desenrola-se nas charnecas de Yorkshire, em Inglaterra. É narrada através de analepses por Mrs. Nelly Dean, a governanta da família Earnshaw, a Lockwood, um cavalheiro que está de passagem por aquela região.
O livro retrata um romance trágico entre Heathcliff e Catherine. Heathcliff fora adotado por Mr. Earnshaw, após este o ter visto em Liverpool como uma criança pobre. Quando Heathcliff chegou ao seu novo lar, conheceu os seus dois irmãos, Hindley e Catherine. Heathcliff tinha aparência de cigano e por isso foi ostracizado por Hindley durante parte da sua vida. Em contrapartida, Catherine era o oposto, e ambos se davam muito bem, o que levou a um grande amor entre os dois, porém doentio.
Passado alguns anos, Heathcliff volta ao monte dos vendavais para assim prosseguir a uma tenebrosa vingança pelo seu amor a Catherine, o que o prejudicará a ele e todos à sua volta.
Este livro, baseia-se essencialmente em amor, ódio, vingança e condição social. Tanto se pode odiar este livro, como adorá-lo.
No meu caso, adorei!
Margarida Rodrigues, 9B