Nestes dias, os alunos do oitavo ano, na disciplina de Ciências Naturais e Físico-Química, saíram das paredes da sala e foram para a rua.
No âmbito do cumprimento de um DAC. Os Domínios de Autonomia Curricular constituem uma opção curricular de trabalho interdisciplinar e ou articulação curricular, cuja planificação deve identificar as disciplinas envolvidas e a forma de organização. O trabalho em DAC tem por base as Aprendizagens Essenciais com vista ao desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Deve ainda ser privilegiada o trabalho prático e ou experimental.
Assim as turmas elaboraram uma atividade prática no exterior que pretendia simular uma erupção vulcânica, para entenderem que na realidade quando há erupções do tipo explosivo há libertação de substâncias sólidas e gasosas, e a cada erupção o cone vulcânico vai sendo construído. Também foi possível perceber o conceito de reação química, a interpretação dos símbolos de rotulagem dos reagentes bem como relembrar importantes regras de segurança.
Professoras: Cláudia Azevedo e Maria Manuel Barbosa
