Varíola dos macacos, sabes o que é?

5
(1)

O que é e como se transmite a doença?

A varíola dos macacos foi descoberta pela primeira vez em 1958, quando ocorreram dois surtos de uma doença semelhante à varíola ocorreram em colónias de macacos usados em pesquisas e por isso se liga os macacos e a doença.

O primeiro caso humano foi registado em 1970 na República Democrática do Congo. Este vírus transmite-se através do contacto com um animal ou com uma pessoa infetada ou com material que esteja contaminado

Quais os sintomas da infeção?

Febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, nódulos inchados, arrepios e cansaço, desenvolvendo-se ainda uma erupção cutânea. O período de incubação é de seis a 16 dias. Quando a crosta cai, a doença deixa de ser infeciosa.

Qual a gravidade da doença?

A gravidade é normalmente leve, com a maioria das pessoas infetadas a recuperar em poucas semanas. A varíola humana foi erradicada há mais de 40 anos e por essa razão todos os países cancelaram as campanhas de vacinação contra a varíola humana, dada a sua erradicação. O último caso de varíola humana foi detetado em 1977, tendo sido declarada a sua erradicação em todo o mundo em 1980, depois de uma campanha global de vacinação.

Fonte: Diário de Notícias e Público

Gostaste desta publicação?

Deixa a tua votação! Ou se quiseres, comenta abaixo.

Média das votações 5 / 5. Vote count: 1

Ainda sem votos. Queres ser o primeiro?

Ai é?

Segue-nos nas Redes Sociais

Jornalista